Política

Pecuaristas americanos pedem que JBS seja expulsa dos EUA

Imprensa Viva

Se as coisas não estão nada animadoras para a JBS no Brasil, a situação da empresa também não é das melhores nos Estados Unidos, para onde os irmãos Joesley e Wesley Batista levaram 80% de seus negócios.

O maior sindicato de carne bovina dos Estados Unidos enviou uma cara ao presidente americano Donald Trump pedindo que a empresa seja expulsa do país. O grupo formado pelos maiores pecuaristas americanos também pediu que o departamento de justiça americano rejeite qualquer tipo de acordo de leniência proposto pela JBS, controlada pela J&F.

No documento de 11 páginas, o sindicato R­CALF United Stockgrowers of America descreve as ações ilícitas envolvendo a empresa dos irmãos Batista e ainda pede que o governo investigue profundamente as atividades da JBS nos Estados Unidos.

A JBS é acusada de ter construído um monopólio e império da carne através de meios ilegais, a carta também pede que todo bem da companhia baseado nos EUA seja "imediatamente alienado".

A empresa também não tem mais futuro no Brasil. Alvo da ira dos consumidores, a JBS se tornou alvo de investigações da Polícia Federal, perdeu sua linha de crédito de R$ 9 bilhões na Caixa, teve um contrato de fornecimento de gás com a Petrobras cancelado e pode ter seu controverso acordo de leniência desfeito. O Grupo praticou crimes no mercado financeiro logo após firmar o acordo com a Procuradoria­geral da República.

De acordo com matéria publicada no Estadão, "o documento, assinado pelo presidente do sindicato, Bill Bullard, sugere que a apuração cheque as relações da empresa com membros do congresso, funcionários e oficiais do departamento de justiça, do departamento de agricultura, do CFTC (Commodity Futures Trading Comission) e de outras agências federais.

"Uma investigação completa é necessária para determinar a dimensão completa das potenciais atividades ilegais da JBS realizadas nos Estados Unidos e o impacto que estas ações tiveram no maior segmento da agricultura americana ­ a indústria do gado vivo", afirma trecho da carta, também encaminhada às agências e departamentos citados".

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões