Economia

Natura propõe a L’Oréal € 1 bilhão pela The Body Shop

G1

A companhia francesa de cosméticos L'Oréal iniciou negociações exclusivas com a brasileira Natura para a venda da britânica The Body Shop, informaram as empresas nesta sexta-feira (9).

A proposta apresentada pela Natura de € 1 bilhão (cerca de R$ 3,6 bilhões) foi encaminhada na quinta-feira (8) pelo Conselho de Administração da L’Oréal. A conclusão da operação está sujeita à consulta ao seu conselho de colaboradores e à aprovação de autoridades concorrenciais. O fechamento da transação deverá ocorrer ainda em 2017, de acordo com a Natura.

Com o negócio, a maior empresa brasileira de cosméticos mira a internacionalização de seus negócios.

“Com essa transação, o Grupo Natura passa a ter três marcas com forte identidade: Natura, Aesop e The Body Shop. Esse movimento fortalecerá nossa estratégia de internacionalização e de diversificação de marcas e canais”, disse João Paulo Ferreira, presidente da Natura.

The Body Shop atua em 66 países

A The Body Shop atua em 66 países, tem mais de 3 mil pontos de venda, sendo 109 deles no Brasil, e encerrou 2016 com receita líquida de € 920,8 milhões.

Segundo a Natura, a incorporação da The Body Shop deverá levar o grupo a um faturamento consolidado de R$ 11,5 bilhões, 17 mil colaboradores, 3,2 mil lojas e um portfólio de mais de 2 mil produtos, além de uma força de vendas de 1,8 milhão de consultoras independentes.

"A Natura vai apoiar o desenvolvimento da The Body Shop no longo prazo e permitir que atenda aos clientes da melhor forma, ao mesmo tempo em que respeitará seu forte compromisso com os funcionários, franqueados e acionistas", disse Jean-Paul Agon, presidente do conselho e presidente executivo da L'Oréal, em comunicado.

Apesar das declarações dos presidentes das empresas, a transação ainda não foi oficializada.

As ações da Natura caíam nesta sexta-feira e estavam entre as maiores baixas do Ibovespa. Por volta das 11h40, os papéis recuavam 2,5%.

As empresas

A The Body Shop foi fundada em 1976 pela empresária britânica Anita Roddick e implantou o fim do teste de produtos em animais. Em 2006, a empresa foi vendida ao grupo francês L’Oréal por £ 652 milhões. A rede de cosméticos focada em produtos inovadores e naturais foi vítima de crescente concorrência de novas marcas oferecendo produtos similares e tem enfrentado forte queda nas vendas, principalmente no mercado britânico.

Neste ano, a empresa francesa disse que estava revisando sua estratégia para a The Body Shop e que o ativo havia atraído uma ampla gama de interessados.

A Natura foi fundada em 1969 em São Paulo por Luiz Seabra, ainda hoje seu maior acionista.

A fabricante de cosméticos brasileira teve lucro líquido consolidado de R$ 189 milhões no primeiro trimestre deste ano, influenciado por efeitos tributários não recorrentes e queda nas despesas financeiras, revertendo prejuízo de R$ 69 milhões um ano antes.

A Natura encerrou o primeiro trimestre operando 10 lojas exclusivas da marca em shopping centers na cidade de São Paulo e Grande São Paulo. A previsão é terminar o ano com aproximadamente 20 a 25 lojas físicas.

Redação

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