Internacional

Astronauta americana completa 534 dias no espaço e bate recorde

Foto: reprodução

Por G1

A astronauta Peggy Whitson, de 57 anos, se tornou a americana a passar mais tempo no espaço. Na madrugada desta segunda-feira (24), mais precisamente às 2h27 (horário de Brasília), Peggy completou 534 dias, 2 horas e 49 minutos no espaço ao longo de três missões de longa duração a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), batendo o recorde do astronauta Jeff Williams.

Este não é o primeiro recorde da astronauta da Nasa: ela já detinha os recordes de mulher que passou mais tempo no espaço e mulher que passou mais tempo fazendo caminhadas no espaço. Em 2008, ela se tornou a primeira mulher a ser comandante da ISS e, em 9 de abril, passou a ser a primeira mulher a comandar a estação espacial por duas vezes.

Na manhã desta segunda, o presidente Donald Trump e sua filha Ivanka ligaram para a ISS para congratular Peggy, em uma conversa transmitida ao vivo pela TV Nasa.

Durante a convesa, Trump parabenizou a astronauta e afirmou que estava muito orgulhoso de seu feito. O presidente também fez perguntas sobre as oportunidades no espaço para futuros cientistas e empreendedores, falou sobre as aplicações militares das pesquisas espaciais e questionou a tripulação da ISS sobre a perspectiva de enviar pessoas a Marte. "Vocês estão prontos para ir para Marte?", perguntou Trump.

Em março, Trump assinou um decreto autorizando uma verba de 19,5 bilhões de dólares para a Nasa, que trabalha com a perspectiva de enviar humanos para Marte na década de 2030. Ivanka lembrou que seu pai assinou recentemente dois decretos com o objetivo de estimular mulheres a se dedicarem a carreiras em ciência e tecnologia.

Peggy contou para o presidente sobre suas atividades no espaço e descreveu alguns experimentos, como o que permite transformar urina em água potável.
Sua atual estadia no espaço, para as Expedições 50/51, começou no dia 17 de novembro de 2016 e deve se estender até setembro. Ao retornar à Terra, ela terá passado mais de 650 dias no espaço.

Peggy viajou ao espaço pela primeira vez em 2002, quando chegou à estação espacial a bordo do ônibus espacial Endeavour para fazer parte da Expedição 5. Foram 184 dias no espaço, período em que participou de 21 pesquisas científicas. A segunda viagem espacial de Peggy ocorreu em 2008, quando retornou como comandante da Expedição 16 e ficou mais 194 dias no espaço.

Enquanto Peggy agora detém o recorde americano de tempo no espaço, o astronauta a deter o recorde mundial é o russo Gennady Ivanovich Padalka, que permaneceu, ao todo, 879 dias no espaço em missões tanto na estação espacial MIR quanto na Estação Espacial Internacional.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que