Economia

Diretor do Sincor-MT avalia relações entre seguros e economia brasileira

Ao longo de dois anos de estudos, o Corretor de Seguros e Administrador de Empresas, Edson Trombine Leite Junior, finalizou sua dissertação de Mestrado em Agronegócios e Desenvolvimento Regional, realizado na Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso, e apresentou-a obtendo aprovação da banca examinadora.

Tendo como tema "Relações entre Seguro e Crescimento Econômico Brasileiro – um enfoque econométrico no período de 2003 a 2015" o estudo teve como objetivo investigar a existência de relação entre o PIB Brasileiro e a demanda pelo produto denominado Seguro – explicou Trombine. Ele teve como orientador o professor doutor Guilherme Jacob Miqueleto.

Para realizar seu trabalho científico, Trombine, que é Diretor Tesoureiro do Sindicato dos Corretores de Seguros de Mato Grosso (Sincor-MT),  analisou, no período que compreende janeiro/2003 a dezembro/2015, a relação entre o produto "Seguro" e seu significado para a sociedade e o crescimento econômico brasileiro.

Edson Trombine introduz sua dissertação a partir da realidade histórica da humanidade que sempre demonstrou preocupações quanto à necessidade de proteção contra o perigo, incerteza quanto ao futuro e possibilidade de perdas materiais. 

É nesse contexto que surge o Seguro, um produto que foi criado com o intuito de proteger o ser humano contra perdas financeiras, ou, pelo menos, que minimize as preocupações humanas nesse sentido.

O trabalho de pesquisa e comparação de resultados de Trombine foi alavancado através de dados secundários, disponibilizados pelo IBGE (PIB) e pela SUSEP (arrecadação de prêmios). 

A relação de demanda (seguro) e produção (PIB) foi analisada através do enfoque econométrico, sendo utilizada para isso a metodologia de Auto-Regressão Vetorial (VAR). E os resultados apresentados foram surpreendentes comprovando a existência de relação direta entre os dados analisados. Ou seja, toda e qualquer alteração no produto Seguro interfere diretamente na variação do PIB Brasileiro. Da mesma forma, toda alteração nos números do PIB acarreta diretamente na arrecadação de Seguros.

A dissertação foi defendida em outubro/2016 e, desde então, está à disposição de todos aqueles que se interessarem pelo assunto, seja por mera curiosidade, seja pela continuidade dos estudos nessa temática.

"Acredito que meu trabalho é um campo interessante para o mercado de seguros e para todos os setores da economia. Estudos mais detalhados e aprofundados nessa área podem refletir em resultados benéficos para a sociedade", esclareceu Trombine.

Os interessados em conhecer o trabalho do corretor podem entrar em contato com ele através do email trombinejr@yahoo.com.br . 

Fonte: Assessoria 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26