Foto Reprodução
A JBS informou, nesta quinta-feira (23), que suspendeu por três dias a produção de carne bovina em 33 das 36 unidades que mantém no Brasil, incluindo plantas em Mato Grosso.
A reportagem apurou que do total de 12 unidades no Estado, dez estariam suspensas. Dentre elas estão às plantas de Juara, Juína, Pontes e Lacerda e Araputanga.
Além destas plantas, a JBS ainda tem unidades nos municípios de Alta Floresta, Água Boa, Confresa, Pedra Preta, Barra do Garças, Diamantino, Matupá, Colíder e Juína.
A suspensão ocorre após diversos países embargarem a carne brasileira, em função da Operação “Carne Fraca”, da Polícia Federal, e tem como objetivo ajustar a produção.
“Essas medidas visam ajustar a produção até que se tenha uma definição referente aos embargos impostos pelos países importadores da carne brasileira”, afirma trecho da nota emitida pela JBS, nesta quinta-feira.
Ainda segundo a JBS, a empresa deve operar em todas as unidades a partir da semana que vem, mas com uma redução de 35% na sua capacidade produtiva. Por meio da nota, o frigorífico ainda disse que está empenhado na “manutenção dos empregos dos seus 125 mil colaboradores”.
Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do Brasil, além de possuir 40 frigoríficos, sendo 21 em funcionamento. Onze destes empreendimentos pertencem à JBS.
Segundo o vice-presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e produtor rural na região de Juara, Luis Fernando Conte, apenas na sua região o plantel bovino conta com 5 milhões de cabeça.
Conte afirmou ao Estadão que, por enquanto, a suspensão não assusta aos produtores. "No momento não assusta. Se a JBS não tomasse essa decisão, o próprio pecuarista iria parar de vender. Estamos no período de águas (chuvas), o que nos ajuda a manter os animais nos pastos", destacou Conte.
Confira a nota da JBS na íntegra:
"A JBS confirma que suspendeu, por três dias, a produção de carne bovina em 33 unidades das 36 que a empresa mantém no país. Para próxima semana, a Companhia irá operar em todas as suas unidades com uma redução de 35% da sua capacidade produtiva. Essas medidas visam ajustar a produção até que se tenha uma definição referente aos embargos impostos pelos países importadores da carne brasileira. A JBS ressalta que está empenhada na manutenção do emprego dos seus 125 mil colaboradores em todo o Brasil".
Leia mais
Maggi vai ao Senado para explicar denúncias da Carne Fraca
"Os efeitos dessa operação vão acabar nos atingindo”, diz secretário
Taques diz que impacto de Operação Carne Fraca será amenizado em MT