Cultura

Confira dicas de atração cultural, shows e espetáculo de arte

Encantados da Terra Brasilis

Você está convidado para o lançamento deste livro escrito por dois colaboradores do Circuito Mato Grosso.

Anna Maria Ribeiro é doutora em História, vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e professora do Univag Centro Universitário, Rosemar Coenga é doutor em Teoria Literária pela Universidade de Brasília e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, professor da Rede Pública de Ensino e do programa de pós-graduação em ensino da Unic. 

Anna Maria Ribeiro: “Encantados da Terra Brasilis”, para além de uma reunião de crônicas semanais do Circuito Mato Grosso, é um encontro de pessoas. Não só de dois autores que se fazem amigos para lá de década e meia e juntaram seus escritos em um único livro, cada um dentro de suas áreas de estudos-vivências-experimentos. 

“Encantados da Terra Brasilis” é um grande encontro de índios e não índios que têm em seus corações sentimentos comuns de “vontade de beleza”, a lembrar do saudoso Darcy Ribeiro. 

Beleza essa que traduz uma enorme diversidade de culturas e histórias que bordam o tecido chamado Brasil. A ilustração da capa, assinada por Loyuá Ribeiro Fernandes Moreira da Costa, celebra o Aruanã, ritual do povo indígena Iny Karajá, dono das águas do Bero Hokan, o rio Araguaia, que abraça a maior ilha fluvial do mundo.

O livro Encantados da Terra Brasilis contém 200 artigos, 100 de cada um dos escritores, com um poder de síntese, foco e entretenimento literário. Aqui cada página é indiscutivelmente um argumento brilhante, um ponto de partida para uma pesquisa mais aprofundada, um trampolim pra um documentário ou o primeiro passo em direção a uma entrevista. Crônicas com a sólida capacidade literária de fazer, em poucas linhas, despertar para o cerne. Eu super indico. 

A noite de autógrafos será na Casa do Parque na terça 21 de março às 19h. INFO: (65) 3365 4789 e 98116 8083.

Prata da Casa

O espaço cultural Incasa, no Jardim Cuiabá, convida a todos para conhecerem um pouco mais sobre a história de Maria Taquara, Mãe Bonifácia, Zé Boloflô, Dunga Rodrigues e Ezequiel dos Cachorros.

O elenco desta nova peça teatral é formado por André D'Lucca, Bi Pinheiro, Eloá Pimenta, Juliana Rosa, Marcelo Lemos e Wagton Douglas.

Com personagens tão importantes na construção lúdica, na história oral deste lugar, o que eu posso sublinhar é que escolas deveriam inclusive agendar esta obra para seus alunos.

A peça Prata da Casa será apresentada quatro noites, da quinta 16 de março ao domingo 19 de março, com duas sessões por noite, às 19h e às 20h30. Confiram! INFO: (65) 99292 9907

Abril Promete!

Se março foi legal, com uma programação cultural ainda negociando com chuvas e a ressaca do carnaval, o mês de abril vem com ótimas promessas musicais. Destaco aqui duas dicas que merecem atenção, guarde as datas, chame os amigos e não perca:

Ar

O primeiro disco solo de Estela Ceregatti

A compositora, cantora e instrumentista cuiabana Estela Ceregatti é graduada em Licenciatura em Música pela UFMT. Com evidente talento e público fiel, a artista cresceu sabendo aprender com parcerias, com a disciplina de erguer três discos com grupos locais, montar shows, apresentar e seguir também sua pesquisa autoral na criação de seu primeiro trabalho solo. Assim o disco AR ficou pronto.

Além de suas composições, AR traz parcerias de músicos locais e uma canção dos músicos baianos Achiles Neto e Marcus Marinho. Conta também com a direção musical de Jhon Stuart e criação de arranjos dele em parceria com Estela.

Você está convidado para o lançamento do disco AR, com direção artística de Estela Ceregatti, direção musical de Jhon Stuart, iluminação de Lourivaldo Rodrigues, cenografia de Luna Diniz e projeções de Imagens (mapping) de Juliana Segóvia e Neriely Dantas.

Dentre os músicos participantes, o show contará com o acordeonista Gabriel Levy, Juliane Grisólia na percussão, Joelson Conceição no violão, Leonnid Peniago na flauta transversal, Jhon Stuart no contrabaixo e piano e Helen Carvalho no violoncelo. No sábado 1 e domingo 2 de abril no Teatro do Sesc Arsenal às 20h. Entrada: R$ 15,00 e R$ 7,50 (meia). Imperdível! INFO: (65) 3616 6900.

Grito Rock Cuiabá
Atenção, as inscrições estão abertas!

Você sabia? O maior evento de artes integradas do Brasil começou em Cuiabá? E ele está de volta! O Grito Rock, além de ser uma fantástica vitrine de muitos ritmos atuais, dando oportunidade para a difusão de muitas bandas de nosso estado, vem numa rede de encontros, com skatistas, audiovisual, performances, feira e, é claro, o melhor da composição autoral.

Não há, nunca houve e fica difícil de imaginar um lugar de rock mais forte que o Grito Rock. Participe inscrevendo sua banda nesta edição, o Grito Rock será na Arena Pantanal no domingo 2 de abril a partir das 15h, com entrada franca.

Prepare a banda, mande o link, cuide da performance, fotos e tudo que possa ajudar sua banda a entrar neste rolê! A primeira prévia com as bandas concorrendo para a participação será na noite de 26 de março na Casa Cuiabana.

As bandas convidadas, os vídeos e todos os coletivos dos artistas que irão participar deste Grito Rock serão divulgados mais adiante. O Grito Rock Cuiabá 2017 vai arregaçar!  INFO: (65) 98407 2275.

 

Garimpo Cultural

Oswaldo Montenegro em Dança: Senti

Você sabia que Oswaldo Montenegro, além de 42 CDs e 7 DVDs lançados (2 CDs de ouro, 1 de platina e um 1 de ouro), é autor de muitos roteiros e trilhas para Balé?

A homenagem ao artista vem agora também em movimento de dança. Inspirado na vida e obra do compositor, o espetáculo de dança "Senti", do grupo de Artes – Variações, é a grande atração do projeto Pauta Sesc de Dança deste mês.

Será neste domingo 19 de março às 20h no Teatro do Sesc Arsenal. INFO: (65) 3616 6921e 3616 6932

 

Oficina de Arte Digital 

Super indico esta oficina de fotografia e composição com o artista Heitor Magno, será no sábado 18 e domingo 19 de março das 16h às 20h no Sesc
Arsenal.

O instrutor apresentará técnicas para compor cenários artísticos em fotografia através de intervenções digitais utilizando software livre. Para maiores de 14 anos e com limite de 20 vagas.

As inscrições na central de atendimento custam apenas 2 litros de leite. INFO: (65) 3616 6921e 3616 6932.

 

Filme da Semana

Com curadoria e mediação de Diego Baraldi e Ana Maria Souza, segue todas as terças às 19h no Cine Teatro Cuiabá o projeto Encontros com Cinema.

Até maio você poderá conhecer um pouco mais sobre o cinema de Stanley Kubrick num ciclo dedicado ao cineasta norte-americano. Nesta terça 21 de março você não pode perder Lolita (Grã-Bretanha/EUA, 1962).

Um Professor universitário britânico vai trabalhar nos Estados Unidos e lá fica obcecado por uma garota de 14 anos. É uma obra-prima! INFO: (65) 2129 3848 e 99635 3486.

 

Show de Luciana Bonfim

“Eu nasci com o samba, no samba me criei e do danado do samba nunca me separei…”. O delicioso show Saudade da Bahia com a cantora Luciana Bonfim volta à CASA DO PARQUE, e ela vem acompanhada por Joelsom Conceição no violão e Daniel Baier na percussão. 

Quem curte Caymmi, Gilberto Gil, Caetano,  com uma das vozes mais gostosas de nossa região, eis aqui  uma dica cultural imperdível. Será nesta sexta 17 de março às 20h.

INFO: (65) 3365 4789 e 98116 8083.

 

Leonel Ferreira na Pedra Cultural

Pela primeira vez em Cuiabá a Cia. Teatro Madalenas (Belém-PA), representada pelo ator Leonel Ferreira, vem com as obras populares Pé de Vento e O Menino do Rio Doce na praça cultural do bairro Pedra 90 e nos ônibus que circulam na cidade.

Ferreira oferecerá workshops teatrais no bairro até 17 de março. As ações fazem parte da programação Pedra Cultural que acontece o ano inteiro com vários artistas do estado e de outras regiões brasileiras.

INFO: (65) 99908 5943 e 99284 9031

 

 

Luiz Marchetti

About Author

Luiz Marchetti é cineasta cuiabano, mestre em design em arte midia, atuante na cultura de Mato Grosso e é careca.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e