DESTAQUE 3 Economia

7 em cada 10 empresas têm dificuldades para pagar contas; juros e impostos são os maiores ‘vilões’

A combinação entre a elevada taxa de juros e o peso da carga de impostos que dificulta a vida das famílias brasileiras também é o maior empecilho para os microempreendedores. Pesquisa do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (Ceape Brasil) revela que 7 em cada 10 empresários têm dificuldades para pagar as contas de seus estabelecimentos, o que inclui pagar os fornecedores ou colaboradores.

Na visão da diretora executiva da instituição, Cláudia Cisneiros, a falta de preparo dos empreendedores para conduzir os negócios também é outro ponto de atenção. “Muitas vezes, a pessoa não faz o controle das receitas e despesas e não tem conhecimento básico em finanças para tomar as decisões estratégicas que podem levar à longevidade do negócio ou ao fracasso”, explica.

Para solucionar os casos mais extremos, quando há gastos emergenciais ou faltam recursos para pagar alguma conta, 38% disseram que recorrem à “reserva de emergência” do negócio. 32,2% buscam linhas de crédito ou microcrédito, enquanto 16,1% utilizam cartões de crédito.

Outro dado da pesquisa que chama a atenção é que somente 54% dos empreendedores costumam separar as contas pessoais com as da empresa. Do total da amostragem, 5,4% dos entrevistados afirmaram que não veem sentido na separação.

Mais de um quarto disseram que às vezes precisam remanejar os recursos pessoais para a empresa e vice-versa, enquanto 15,4% observaram que “fazem o que podem”, ou seja, não conseguem ter duas gestões distintas porque as contas não fecham.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26