Economia

58% das famílias brasileiras estão endividadas

Por G1, Foto: reprodução, Acesse a matéria AQUI

Neste mês de março, o percentual de famílias endividadas alcançou 57,9%, uma alta de 1,7 ponto percentual em relação ao mês anterior. É o que aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta terça-feira (28) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo a entidade, apesar do avanço mensal, o indicador permanece abaixo dos 60,3% registrados no mesmo período do ano passado. Isso significa, de acordo com a CNC, que segue fraco o ritmo de concessão de empréstimos e financiamentos no país.

A inadimplência também cresceu de fevereiro a março. Segundo a pesquisa, a proporção das famílias que possuem dívidas ou contas em atraso aumentou de 23% para 23,7%. Na comparação anual, no entanto, houve queda. O percentual era de 23,5% em março de 2016.

A pesquisa mostrou também que 9,9% das famílias disseram que não terão como pagar as dívidas e que, portanto, permanecerão inadimplentes. Segundo a CNC, este é o maior patamar do indicador desde janeiro de 2010, quando estava em 10,2%.

Também houve leve aumento na proporção de famílias que se declararam muito endividadas: de fevereiro para março, o percentual subiu de 14% para 14,2% do total de famílias.

Cartão de crédito
O atraso no pagamento do cartão de crédito permanece como o principal causa do endividamento, sendo apontado por 76,6% das famílias endividadas. Em seguida, aparecem os carnês (15,1%) e, em terceiro, financiamento de carro (10,2%).

Ainda segundo a pesquisa, o tempo médio de atraso para o pagamento de dívidas foi de 64,8 dias em março de 2017, acima dos 62,6 dias de março de 2016.
Em média, o comprometimento com as dívidas foi de 7,1 meses, sendo que 33,8% das famílias possuem dívidas por mais de um ano. Entre aquelas endividadas, 22% afirmam ter mais da metade da sua renda mensal comprometida com o pagamento de dívidas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26