O período de isolamento social fez com que muita gente riscasse todas as séries famosas da Netflix de sua lista. Embora o mercado americano seja o grande expoente de entretenimento mundial, existem bons títulos vindos de outros países, como a França, com produções capazes de espantar o tédio da quarentena.
Além de conhecer histórias diferentes, assistir produções de outros países é uma ótima forma de treinar a audição de um idioma estrangeiro. Ou seja, é possível aproveitar este período de isolamento não só para conhecer títulos diversos, mas também para desenvolver novas habilidades. Você pode, por exemplo, fazer um curso de francês online por aplicativo – o Babbel é um dos mais recomendados do segmento – e combinar com séries e filmes para reforçar seu aprendizado.
E para começar esta jornada, as 5 de séries francesas na Netflix descritas abaixo são boas sugestões:
- Versailles
Quem gosta de séries que retratam períodos históricos, especialmente os tempos de monarquia, vai se interessar pela produção francesa “Versailles”. Os episódios apresentam as movimentações políticas que aconteciam no poder durante a construção do famoso Palácio, que hoje abriga um museu.
Essa é uma boa série para quem está começando a estudar francês porque é uma coprodução com o Canadá, com diálogos entre franceses e ingleses. Outro bom motivo para optar por essa série são os cenários, que incluem os jardins do Castelo de Champs-sur-Marne, o Castelo de Janvry e, claro, o Palácio de Versailles.
- Osmosis
Osmosis é uma série ambientada em um futuro próximo em Paris, no estilo ficção científica. Produção original da Netflix, toda a história se desenrola a partir de um aplicativo de namoro, que coleta dados do cérebro de quem está em busca do par ideal para dar “matchs” certeiros. A proposta é debater até onde a tecnologia pode ou deve conhecer da personalidade dos usuários.
A criadora dessa série é Audrey Fouché, também responsável pela famosa Les Revenants, que muita gente acompanhou na Netflix. Essa produção fez tanto sucesso que ganhou uma versão americana, com o título de The Returned.
- Au Service de La France
Séries leves e descontraídas também são boas opções, especialmente na quarentena. A Au Service de La France é uma comédia que mostra a história de um jovem que aceita uma vaga para trabalhar no Serviço Secreto Francês. Tudo é ambientado nos anos 60, em uma clara referência aos filmes de espionagem e à Guerra Fria.
- La Mante
O gênero policial é um dos preferidos dos espectadores e La Mante é uma ótima opção. Fugindo dos clichês dos assassinos em série, nessa produção é uma mulher a responsável pelas mortes. A criminosa está presa quando novos assassinatos passam a acontecer, seguindo os mesmos padrões de seus delitos. Assim, a polícia precisa contar com a colaboração da personagem para resolver o caso.
Além da solução dos crimes, durante a série a criminosa volta a ter contado com seu filho, que é um dos policiais, em uma relação nada saudável. Com apenas uma temporada, é o tipo de série fácil de maratonar.
- Chef’s Table
Por fim, outra sugestão de série francesa para assistir é a Chef’s Table, que a cada episódio conta com um chef de cozinha para apresentar sua visão de culinária. Na produção é possível observar o dia a dia de um restaurante e dicas para que você também possa se aventurar pelo mundo dos ingredientes.
A cozinha francesa é uma das mais famosas do mundo, o que desperta a atenção de quem se interessa pela gastronomia. Existem ainda vários momentos na série documental de pura inspiração, bem como debates sobre questões sociais e ambientais.
Mais séries francesas chegando à Netflix
Desde que a Netflix começou a operar na França, em 2014, desenvolveu mais de 20 produções no país, entre filmes e séries, tendo alguns deles alcançado grande sucesso. Não é à toa que a gigante do entretenimento anunciou a abertura de um novo escritório no país, com o objetivo de produzir outros 20 títulos.
Essa é uma ótima notícia para o espectador e para o segmento cultural em si, que vê um grande giro econômico nessas iniciativas. A empresa prevê o investimento de mais de 100 milhões de euros para ter um pouco mais da França entre suas produções. Ou seja, não vão faltar novidades francesas no catálogo da Netflix!