Política

42 mil títulos de eleitor podem ser cancelados em Mato Grosso

42 mil títulos de eleitores de Mato Grosso podem ser cancelados a partir desta quarta-feira (25). O cancelamento poderá ocorrer com pessoas que não tenham comparecido às urnas e nem justificado a ausência por três eleições consecutivas, onde cada turno equivale a uma eleição, poderão ter os títulos cancelados.

A partir desta hoje foi disponibilizado nos cartórios eleitorais e no site da justiça eleitoral editais contendo os nomes de quem se encontra nesta situação. Para evitar que o título seja cancelado, o eleitor precisa comparecer ao cartório eleitoral onde está inscrito entre os dias 02 de março e 04 de maio de 2015, portando documento oficial com foto, título de eleitor, e requerer a regularização de sua situação. 

Estando lá deverá apresentar o comprovante de votação, de justificativa eleitoral, ou de recolhimento de multa ou de dispensa de recolhimento. As regras valem para os brasileiros alfabetizados que têm entre 18 e 70 anos, excluindo os que se enquadram como analfabetos, os que têm 16 e 17 anos e os maiores de 70 – denominados eleitores facultativos.

“Além de ficar impedido de votar, o eleitor que tiver o título cancelado perde a possibilidade de exercer diversos outros direitos, dentre os quais podemos destacar o de fazer passaporte e CPF, inscrever-se em concursos públicos, tomar posse em cargos públicos e matricular-se em instituições públicas de ensino”, pontua a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, Corregedora Regional Eleitoral, enfatizando a importância do eleitor manter-se quite com a Justiça Eleitoral.

O eleitor de Mato Grosso pode conferir se seu nome consta na lista dos títulos passíveis de cancelamento nos editais que permanecerão afixados por 10 dias, contados a partir desta quarta-feira, nos cartórios eleitorais do Estado e também no site do TRE-MT. (com assessoria)

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões