Pesquisa do Instituto Ipsos, divulgada pelo Facebook, mostra que 3 em cada 5 brasileiros interagem com as marcas por meio da rede social. O estudo entende como interação, por exemplo, a leitura de seus conteúdos, a visita às suas páginas, o comentário ou o compartilhamento do seu conteúdo (Veja os resultados por país abaixo).De acordo com o levantamento, que indica o perfil de interação dos brasileiros e latinoamericanos com as marcas, 67% dos brasileiros são influenciados por marcas ou ação de amigos no Facebook; 44% curte uma marca ou empresa no a rede social; 41% lê continuamente conteúdos de marcas no Facebook.
A pesquisa do Ipsos mostra que as pessoas consomem marcas dentro do Facebook mas, obviamente, desde que o conteúdo esteja alinhado com os interesses delas. Para isso, acreditamos que as empresas devam se envolver na criação de estratégias para conversão de vendas e branding. Aqui no Facebook, a nossa aposta está no storytelling, especialmente em vídeo. O vídeo é hoje uma das mais poderosas ferramentas de envolvimento da audiência, capaz de ser entregue onde cada um dos usuários está (no celular, tablet) e no lugar onde ele passa mais tempo: o feed de notícias, disse Antonio Barczinski, gerente de pesquisas do Facebook para América Latina.
Quem interage com as marcas
Argentinos – 47%
Brasileiros – 61%
Chilenos – 52%
Colombianos – 48%
Mexicanos – 53%
Quem é influenciado por marcas ou ações de amigos
Argentinos: 56%
Brasileiros: 67%
Chilenos: 68%
Colombianos: 62%
Mexicanos: 56%
O que as pessoas fazem quando veem seu conteúdo
Argentinos
Visita Páginas de marcas – 24%
Lê conteúdo de marcas – 26%
Curte uma marca ou empresa- 19%
Comenta ou compartilha – 20%
Brasileiros
Visita Páginas de marcas – 38%
Lê conteúdo de marcas – 36%
Curte uma marca ou negócio – 44%
Comenta ou compartilha conteúdo – 38%
G1