Cultura DESTAQUE 4

“22º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu” será realizado nos dias 1 e 2 de maio

Evento, que agora faz parte do patrimônio cultural de Mato Grosso, é uma realização do Sistema Fecomércio-MT, por meio do Sesc-MT, em parceria com a Prefeitura Municipal  

A 22ª edição do Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu já tem data para acontecer. O evento, que é uma realização do Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), em parceria com Prefeitura de Poxoréu, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do município, ocorrerá nos dias 1 e 2 de maio, no Parque de Exposições da cidade.  

O encontro de violeiros já se tornou tradição e é esperado pelos admiradores da música raiz de várias partes do país. Em 2025, a festa foi reconhecida como patrimônio cultural de Mato Grosso, por meio da Lei nº 13.116, sancionada no dia 26 de novembro. A medida garante ao festival proteção legal e inclusão em políticas públicas voltadas à preservação e valorização das tradições culturais do Estado.  

Atualmente, o evento conta o apoio do Sindicato Rural de Poxoréu e Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secel (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer).  

A entrada será solidária, mediante a doação espontânea de um quilo de alimento não perecível (exceto sal) e dentro do prazo de validade. As doações serão encaminhadas ao projeto Sesc Mesa Brasil, que fará a destinação para as entidades filantrópicas do município de Poxoréu.  

Este é o quinto ano em que o Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu é realizado pelo Sistema Fecomércio/MT, por meio do Sesc-MT, entidade filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).  

O evento reúne grandes nomes da música caipira tanto no palco central quanto na tradicional concha acústica, proporcionando um encontro de gerações, não só de músicos, mas também do público.   

As atrações musicais serão divulgadas em breve.  

Sobre o Sesc-MT     

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.     

Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e seis unidades móveis que circulam pelos municípios do interior. O Sistema S do Comércio é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.  

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e