Mix diário

Zelensky anuncia aumento da produção de armas na Ucrânia, com drones e mísseis de longo alcance

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta terça-feira, 27, um aumento na produção nacional de armamentos para fortalecer a defesa do país contra a Rússia. Em comunicado, Zelensky revelou que realizou “uma longa reunião com os militares” para discutir o planejamento estratégico e a ampliação da capacidade bélica ucraniana.

Segundo o presidente, estão sendo mobilizadas “centenas de empresas ucranianas” que já “entregam resultados para as Forças de Defesa da Ucrânia” e o número deve crescer. Ele ressaltou que o foco está especialmente em “drones, mísseis” e outros armamentos de longo alcance, capazes de “controlar a situação na linha de frente, preservar a vida de nossos soldados e agir a longa distância”.

Zelensky também anunciou negociações para atrair investimentos internacionais na indústria bélica local, principalmente com parceiros europeus. Ele afirmou que está “preparando novos acordos com nossos parceiros na Europa para investimentos diretamente na produção ucraniana”, que podem ser anunciados “em breve”.

Entre os armamentos citados pelo líder ucraniano estão “drones de ataque, interceptadores, mísseis de cruzeiro, balística ucraniana”, todos elementos chave que, segundo ele, “devem ser produzidos por nós”.

A declaração de Zelensky ocorre após a Rússia ter lançado, na noite desta segunda-feira, 26, o maior ataque de drones e mísseis contra a Ucrânia.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve