O deputado estadual Zeca Viana (PDT), presidente estadual de seu partido, quer e sugere que o pré-candidato ao governo pelo PSL, Dilceu Rossato, abra mão da ideia e apoie as ainda indefinidas candidaturas dos ex-prefeitos Mauro Mendes (DEM) e Otaviano Pivetta (PDT).
A sugestão foi dada em uma conversa de Pivetta com o próprio Rossato, garantiu Viana, para conseguir convencê-lo de que isso seria melhor para o grupo todo. Não teve muito efeito, pois Rossato não quis largar o osso.
Com seu estilo peculiar e conhecido de alfinetar até mesmo aliados, o chefe do PDT chamou de infantilidade a não existência de uma oposição unificada para enfrentar a possível candidatura à reeleição de Pedro Taques (PSDB) e pulverizar as chances em várias chapas. Uma com Rossato, outra com Mauro, mais uma com Wellington Fagundes (PR), algo que prejudicaria também, na visão de Zeca Viana, candidaturas a senador, como a de Selma Arruda e Carlos Fávaro.
As declarações foram dadas à Rádio Capital FM, na manhã de terça (7) e visam a tentativa de conseguir vitória “no primeiro turno”, de acordo com a maneira como ele vê o tabuleiro para as eleições de outubro em seu desenho deste momento. “Respeito qualquer adversário, com sinceridade, tenho andado todo o Estado e há dificuldade de encontrar um voto do governador, é coisa incrível. Conseguiu criar uma antipatia dele mesmo com a população. Não foi oposição e nem ninguém que criou, foi ele mesmo”, disse, sobre seu alvo preferido, o governador.
Outro motivo de irritação para Zeca Viana é a já famosa indecisão de Mauro Mendes quanto a anunciar se, enfim, será ou não candidato ao governo, a vice ou a coisa nenhuma. Ele contou que isso leva a criação de vários planos B para uma virtual desistência de Mauro, num deles, o próprio Zeca Viana seria o vice de Pivetta, apesar de a direção dos Democratas já ter avisado, desde segunda-feira (7), que essa possibilidade simplesmente está excluída do cenário. De acordo com Jayme Campos, a candidatura ao governo é do DEM e ninguém tasca, pois o próprio Jayme e até mesmo Júlio Campos são candidatos mais críveis.