Opinião

YANDÊ, A RÁDIO DE TODOS

No calendário das efemérides nacionais, 7 de novembro, por decreto presidencial de 2006, é reservado ao Dia do Radialista, em homenagem a Ary Barroso, cantor, compositor e radialista que tem merecida fama por sua composição Aquarela do Brasil. Mas, outras datas também comemoram o rádio e o radialista no Brasil. Em 1943, Getúlio Vargas sancionou a lei que fixou um piso salarial aos profissionais. Existem registros de que, na Rádio Nacional, no Rio de Janeiro, houve uma reunião para definir o dia 21 de setembro, data da assinatura do decreto, para comemorar o radialista. A data foi festejada pelas emissoras cariocas, que silenciaram as rádios. O silêncio foi justificado aos ouvintes porque os profissionais saíram às ruas para participar de uma gincana com corrida de calhambeques e churrasco na Quinta da Boa Vista. 

Depois veio Castelo Branco que determinou 25 de novembro o Dia do Rádio, em homenagem a Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão. Três datas a saudar o rádio e o radialista. As datas não provocam confusão alguma: é a voz dos radialistas a inverter a ordem dominante. Não se tem dúvida de que 21 de setembro é a preferida para os festejos.

O rádio acompanha os caminhos da tecnologia ao trazer um novo tipo de transmissão radiofônica: a radioweb ou web rádio, rádio digital, com transmissão via Internet. A exemplo, o Rio de Janeiro é a sede da Rádio Yandê, com horas e horas de músicas de indígenas do Brasil e da América Latina. Yandê, que em Tupi-Guarani significa nós, está no ar 24 horas e tem como propostas contar com a participação de novos “correspondentes indígenas” e valorizar histórias e culturas indígenas, do passado e do presente. Desde 2013, também disponibiliza informações que visam desconstruir “antigos estereótipos e preconceitos ocasionados pela falta de informação especializada em veículos de comunicação não indígenas.”

Yandê é a primeira radioweb indígena do Brasil. Tem como lema “Eu ouço, eu curto e compartilho a cultura indígena”. Entrem nessa onda radiofônica: acessem www.radioyande.com para baixar o aplicativo.  

Anna Maria Ribeiro Costa

About Author

Anna é doutora em História, etnógrafa e filatelista e semanalmente escreve a coluna Terra Brasilis no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do