Cidades

Yahoo vai acabar? Veja perguntas e respostas sobre as possíveis mudanças

Yahoo anunciou uma mudança em sua estrutura nesta segunda-feira (9) para "caber" na Verizon, após o processo de aquisição de US$ 4,83 bilhões ser concluído – a expectativa é que isso ocorra ainda no primeiro trimestre de 2017. 

Entre os ajustes está a saída da presidente-executiva da empresa, Marissa Mayer, e de mais cinco pessoas do conselho de diretores e a criação da Altaba, uma nova empresa constituída a partir das áreas de negócio não englobadas pela Verizon, como uma fatia na gigante chinesa Alibaba. 

Essa carpintaria organizacional gerou questionamentos: "O Yahoo não existe mais?", "Marissa Mayer, uma das poucas mulheres com posição de destaque em empresas de tecnologia, não é mais CEO?", "E o meu e-mail?". 

Veja respostas para essas e outras perguntas abaixo: 

1) As novidades com a aquisição do Yahoo pela Verizon farão meu e-mail no Yahoo sumir ou a ferramenta de buscas desaparecer?

A princípio, a Verizon não descontinuará os serviços do Yahoo, como o e-mail ou o motor de ferramentas. A expectativa é que o processo da aquisição do Yahoo pela empresa de telecomunicações seja concluído ainda no primeiro trimestre de 2017. Até lá, continuará a conduzir seus serviços da forma como fez nestes 21 anos de vida. Depois disso, passará a integrar a área de negócios da AOL, dentro da estrutura corporativa da Verizon. 

2) O que acontece com Tumblr, Yahoo Messenger e outros serviços do Yahoo?

Assim como o e-mail e a busca, os outros serviços oferecidos pelo Yahoo se juntarão ao portfólio do AOL, em uma nova área de negócios a ser liderada por Marni Walden, presidente de inovação de produto e novos negócios da Verizon. 

Isso quer dizer que a plataforma de blogs Tumblr e os serviços Flurry (análises de apps) e Gemini (de publicidade), hoje pertencentes ao Yahoo, passarão a estar sob o mesmo guarda-chuva empresarial de Huffington Post, TechCrunch e Engadget, do AOL. A Verizon já conta com mais de 25 marcas no catálogo de serviços combinados pelas duas empresas. 

3) O nome do Yahoo passou a ser Altaba?

Não. Durante o anúncio da aquisição do Yahoo em julho do ano passado, a empresa de telecomunicações Verizon já deixara claro que não absorveria toda a estrutura da companhia comprada. Apenas a parte operacional do Yahoo, ou seja, seus serviços de internet e de entretenimento, fazem parte do negócio de US$ 4,83 bilhões. Essa área, que compreende os serviços de busca e de comunicações, continuarão a funcionar sob o nome Yahoo. 

Já a parte da companhia não envolvida na transação abriga os ativos financeiros do Yahoo (sua participação no Alibaba, no Yahoo Japan, outros investimentos menores e notas conversíveis), além do portfólio de patentes. Foi essa parte do Yahoo que passará a se chamar Altaba a partir da conclusão da aquisição. 

4) Marissa Mayer não trabalha mais no Yahoo?

O Yahoo anunciou nesta segunda-feira (9) que a presidente-executiva Marissa Mayer e outras cinco pessoas deixaram de ser membros do conselho da companhia. 

Isso não quer dizer que eles deixaram de exercer funções executivas no Yahoo. Marissa Mayer continua como CEO. David Filo, um dos fundadores do Yahoo, também ex-conselheiro, continua a exercer suas funções como diretor. 

Quando a AOL foi comprada pela Verizon em maio de 2015, Tim Armstrong, CEO da AOL, foi mantido no cargo, posição que ocupa até hoje. 

5) Qual a relação entre Altaba e Alibaba?

A Altaba, empresa formada com os ativos financeiros do Yahoo, já nasce dona de 15% do Alibaba Group, gigante chinês do comércio eletrônico. O capital da nova companhia é formado ainda por 35,5% do Yahoo Japan, outros investimentos menores, notas conversíveis e o portfólio de patentes. 

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.