Uma decisão em caráter liminar (temporária) determinou que a empresa Yahoo retire um Tumblr falso, identificado como da deputada estadual Janaina Riva (PMDB), do ar. A juíza Lúcia Peruffo, do 1º Juizado, fixou prazo de 24 horas para retirada do ar sob pena de multa no valor de R$ 2 mil a empresa. A decisão saiu na tarde desta quinta-feira (6).
O Tumblr (espécie de blog) é usado para fazer apologia ao aborto, prostituição e pornografia. Ainda foi compartilhado um vídeo de uma decapitação.
Para dar veracidade ao perfil falso, o criador do perfil – ainda não identificado -, coloca opiniões convergentes ao da parlamentar, como o apoio ao candidato a prefeitura de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB).
A parlamentar contou ao Circuito Mato Grosso que ficou sabendo do perfil falso por terceiros, na segunda-feira (3) e rapidamente solicitou a seus advogados que entrassem com uma ação. “É tão difícil fazer um cadastro com seu nome, tem que ser dada tantas informações. Como pode um site, de forma irresponsável, ainda mais se tratando de uma pessoa pública aceitar um cadastro desse e ficar lá como se fosse eu que tivesse fazendo as postagens”, declarou.
A parlamentar explica que a próxima providencia será buscar a identidade do autor do perfil falso. Na decisão, a juíza entendeu que a identificação do IP do criador do site deverá ser feita apenas no mérito da ação