Mundo Tecnológico

Xperia Z3: conheça a nova linha de tablets e smartphones da Sony

 
Xperia Z3
 
O smartphone topo de linha da Sony não mudou muito em termos de configuração, com relação ao Z2. O processador é quase o mesmo, um quad-core Snapdragon 801, que roda um pouco mais rápido, 2,5 GHz contra 2,3 GHz na versão anterior. Há os mesmos 3 GB de RAM e 16 GB de armazenamento, com slot para expandir a memória usando cartão microSD de até 128 GB.
 
A novidade está na bateria, que promete durar até dois dias com uso moderado. Segundo a Sony, isto se deve a uma nova tecnologia de display, que acende os pixels de forma mais inteligente para não desperdiçar energia. Dessa maneira, controlando o componente mais exigente do aparelho, espera-se entregar mais autonomia, com uma bateria menor.
 
O design também ganhou melhorias, apesar de já ter sido um dos pontos fortes do Z2. No Xperia Z3, as laterais ganharam mais curvas para deixar o uso mais ergonômico, ao mesmo tempo em que protegem mais a estrutura de eventuais quedas. Mais fino do que antes (7,3 mm contra 8,2 m), o corpo do aparelho também ficou mais protegido contra água: com a certificação IP 67, ele é capaz de mergulhar até 1,5 m embaixo d’água por até meia hora.
 
A câmera frontal permanece a mesma de 2,2 megapixels, e a traseira de 20,7 megapixels é parecida. Também capaz de filmar em 4K, ela melhorou no quesito ISO, que agora chega a 12800. Segundo a Sony, a tela de 5,2 polegadas Full HD Triluminous melhorou graças a uma tecnologia de impede a interferência de reflexos na imagem, influenciando na performance em ambientes muito iluminados. Foi dada atenção também ao áudio, que agora é de alta resolução.
O aparelho deverá chegar o Brasil, mas ainda não tem data ou preço divulgado. Lá fora, a expectativa é que ele chegue ainda em setembro, por cerca de 600 euros, o que vale em torno de R$ 1750.
 
O Xperia Z3 Compact acompanha a mesma ideia da geração anterior, que mantém as principais especificações do top de linha em uma carcaça menor. O smartphone mede menos 20 mm na altura e 7 mm na largura que seu antecessor, exibindo um display HD (720 x 1280 pixels) de 4,6 polegadas. Há as mesmas CPU e GPU, mas menos memória RAM: 2 GB.
 
A grande diferença está na aparência. Diferente do Z3, a versão compacta é feita de plástico, sem deixar de ser elegante, já que a linguagem de design utilizada é a mesma. O material mais simples resulta em um aparelho mais leve, somente 129 g, ideal para quem se incomoda com smarts grandes demais. É um top de linha para quem tem mãos pequenas.
 
Espera-se que o modelo chegue ao Brasil, assim como o Xperia Z3. O preço Europeu está confirmado: 429 euros, o equivalente a R$ 1250, em conversão direta e sem considerar impostos.
Xperia Z3 Tablet Compact
 
Os smartphones Xperia Z3 podem submergir em até 1,5 m de água, e o mesmo se aplica ao tablet homônimo. Uma imagem já havia indicado seu possível lançamento, e a confirmação chegou na IFA como uma versão “esticada” do Z3. Com tela de 8 polegadas Full HD, ele mede somente 6,4 mm de espessura, menos que o já finíssimo Galaxy Tab S, da Samsung – o acabamento é similar ao tablet concorrente, com metal nas bordas e plástico texturizado na traseira.
 
Internamente, as configurações são exatamente as mesmas do Xperia Z3, com exceção da bateria e da câmera. Atrás, há um sensor de 8,1 megapixels, capaz de gravar em Full HD e, na frente, uma câmera de 2,2 megapixels, que também captura vídeos a 1080p. Além disso, a Sony garante que, no modo Stamina, o dispositivo consegue suportar até 13 horas de reprodução de vídeo contínuo.
 
Tech Tudo 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados