O deputado Wilson Santos (PSDB) esteve na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, reunido com com o Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja) de MS, Cristiano Botolato, o governador, Reinaldo Azambuja, e o ex-governador, Zeca do PT, para discutir sobre a Compensação Tributária das Commodities.
Desde 1996 os produtos destinados à exportação não pagam Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) em Mato Grosso. O deputado quer apresentar um projeto de lei para taxar o setor temporariamente e assim incrementar a arrecadação do Estado, que está deficitário.
O deputado já havia ido a Campo Grande, no começo deste mês para conhecer como funciona a lei sul mato-grossense que taxa as commodities. Até o momento o deputado não apresentou nenhuma proposta no plenário e suas visitas deverão embasar um projeto a ser apresentado em breve.
Mato Grosso lidera o ranking do PIB do agronegócio, com 50,5%. Segundo Santos, o Estado gasta 97% do que arrecada internamente e apenas 4% vai para o cidadão.