Mundo Tecnológico

WhatsApp testa recurso de chamada telefônica mediante convite

Anunciado na MWC 2014, o recurso de chamada telefônica dentro do WhatsApp parece cada vez mais próximo. Segundo o Android Police, a funcionalidade entrou em teste na semana passada, mas para pouquíssimos usuários de Android. Além de versões específicas do aplicativo, o usuário precisava receber uma ligação convite para testar a tão aguardada função. O recurso, que já havia feito uma aparição no final de janeiro de acordo com o mesmo site, é uma das novidades mais aguardadas de 2015.

Os primeiros e-mails sobre o assunto foram recebidos pela equipe do Android Police na sexta-feira (20), que conseguiu testar a função, mas não demorou para os convites cessaram. Apenas usuários que tinham as versões 2.11.528, obtida via Google Play, ou a versão 2.11.531, baixada pelo no site do WhatsApp, estavam aptos a receber os tais convites em forma de chamada telefônica.

Segundo Rita El Khoury, autora do texto do Android Police, ela mesma só foi capaz de testar o recurso depois de receber uma ligação dentro do app de um amigo. Ao que parece, a chamada funciona como um código de liberação do recurso. Uma vez que a chamada acontece, a interface do WhatsApp muda, imediatamente ou na próxima vez que o usuário abrir o aplicativo, e passa a exibir três abas: chamadas, conversas e contatos.

Conforme relatos, as chamadas estão bem integras ao WhatsApp. Há um espaço dedicado às ligações recebidas, às efetuadas e também às não atendidas. A conversa telefônica em andamento aparece no painel de notificação do Android até que seja concluída, enquanto as chamadas perdidas se transformam em notificações na barra de status. Durante uma chamada, o usuário pode ativar o alto-falante ou silenciar o microfone, tal qual uma ligação convencional. E, ao abrir uma conversa de texto de qualquer contato, um botão de chamada aparece lá em cima, na barra de ação, ao lado do ícone de anexar e do menu.

Além disso, quando o usuário clica na imagem de um contato, o Whats App abre uma foto grande com as opções de mandar mensagem, ver informações ou fazer uma ligação. Com isso, a funcionalidade de fazer chamada telefônica convencional, via rede de voz, já presente no aplicativo, deixa de funcionar.

Uma vez que um usuário recebe um convite, ele está livre para fazer chamadas para quem desejar e, dessa forma, espalhar a novidade. Caso a pessoa do outro lado não tenha a versão do app compatível com o recurso, o próprio WhatsApp avisa que o amigo precisará atualizar o programa para receber a ligação.

Infelizmente, a janela de convites fechou na própria sexta-feira (20) e assim permanece.

Fonte: iG

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados