Um dos vulcões mais ativos da América do Sul entrou em erupção nesta terça-feira no sul do Chile. Cerca de 3,5 mil pessoas deixaram suas casas.
O vulcão Villarica entrou em erupção por volta das 3h (horário local), segundo o Escritório Nacional de Emergência, que emitiu um alerta vermelho e ordenou a evacuação.
A imprensa local mostrou imagens do vulcão explodindo no alto, brilhando no escuro em meio a fumaça pesada e rios de lava.
O vulcão de 2.847 metros no vale central do Chile, a 670 quilômetros ao sul de Santiago, fica acima da pequena cidade de Pucon. O local é ponto turístico com atividades como caminhadas ao redor do vulcão, que estava inativo desde 1984.
A presidente Michelle Bachelet pediu calma aos moradores e anunciou viagem para a região atingida.
As autoridades chilenas já tinham emitido um alerta laranja na segunda-feira (2) por causa do aumento da atividade no vulcão.
Chile tem mais de 2 mil vulcões na cordilheira dos Andes e cerca de 90 deles permanecem ativos.
Fonte: iG