Foto: reprodução
Por G1
O Aeroporto Santos Dumont operava por auxílio de instrumentos para pousos e decolagens, por volta das 8h30 desta segunda-feira (29), devido ao mau tempo. Até o mesmo horário, 10 voos tinham sido cancelados e cinco desviados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim [Galeão]. No início da manhã, o aeroporto chegou a ficar fechado para pousos devido ao mau tempo.
De acordo com funcionários do aeroporto, algumas aeronaves, que possuem instrumentos, estão conseguindo pousar e decolar. Até as 8h30, dois voos estavam atrasados para partida e outros oito para pouso.
A paulista Karina Elisa Vaz Cordeiro, está tentanto embarcar de volta a São Paulo desde domingo (28). Ela conta que teve seu voo cancelado duas vezes.
"Meu voo era ontem 11h30, saindo daqui e indo para Guarulhos e o aeroporto fechou por volta das 10h30. Só que eu não consegui vaga para outro voo no mesmo dia, nem saindo daqui e nem do Galeão. Mas eles pagaram hotel, transporte e alimentação e remarcaram o voo para hoje, às 10h. Mas eles dizem que continua fechado o aeroporto. E aí, me mandaram pro Galeão. E lá não vou conseguir descer em Guarulhos, somente em Campinas.", reclamou a passageira, destacando que espera que seja pago o transporte de ônibus até a sua cidade.
O Aeroporto Tom Jobim também opera com o auxílio de aparelhos, mas até o mesmo horário não havia registros de atrasos ou cancelamentos de voos, segundo a RIOgaleão.
Um voo da Gol que saía de Brasília para o Santos Dumont foi cancelado, segundo a Inframérica, que opera o aeroporto do Distrito Federal.
Na manhã desta segunda-feira (29), no Aeroporto de Congonhas, sete voos da Latam tiveram dificuldades: quatro cancelados e três atrasados. Segundo a companhia, todos os passageiros impactados foram acomodados nos próximos voos
O Aeroporto de Maringá, localizado na região norte do Paraná, também começou o dia operando com restrições na manhã desta segunda (29). O local foi aberto para decolagens e chegou a ficar fechado para pousos por conta do nevoeiro. O aeroporto foi reaberto por volta das 7h, permanecendo menos de uma hora fechado.
No domingo (28), 77 voos foram cancelados no Aeroporto Santos Dumont, que ficou mais de 8h fechado. Por causa da neblina, aeroportos de outros estados também tiveram filas de passageiros que aguardavam a normalização do tráfego aéreo para o Rio. Entre eles estava o aeroporto de Congonhas, em São Paulo (capital) e de Viracopos, em Campinas (SP).