Volvo e Volkswagen acabam de lançar carros elétricos inéditos. Da marca de origem sueca, a novidade é o ES90, seu primeiro sedã 100% elétrico. Da alemã, o estreante é um compacto também movido somente a eletricidade.
O ES90 mira compradores de carros como o Tesla Model S e é feito sobre a plataforma SPA2, a mesma do SUV elétrico EX90, mas com 800V. Assim, suas baterias podem ser recarregadas em sistemas ultrarrápidos, de até 350 kWh.
Com isso, é possível obter 300 km de autonomia em apenas 10 minutos. Além disso, o sedã pode rodar 700 km, pela norma europeia WLTP.
A Volvo não revelou o comprimento do sedã. Porém, informa que o entre-eixos é de 3,10 metros (12 cm maior que o do EX90). O porta-malas tem 424 litros e há um espaço extra na dianteira com mais 22 l.
Há duas opções de kits de baterias. A maior, de 106 kWh, alimenta dois motores elétricos (um em cada eixo). A potência total é de 670 cv e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,9 segundos, de acordo com dados da Volvo.
O carro já pode ser encomendado na Europa. Ao Brasil, deve chegar no ano que vem.
ID. EVERY1
Embora tenha sido revelado agora, o novo carro elétrico “popular” da VW só deve chegar às concessionárias da Europa em 2027. Segundo a marca, o ID. EVERY1 terá preço inicial de 20 mil – uns R$ 125 mil na conversão direta, sem contar as taxas.
Feito sobre a base MEB, o carrinho tem 3,88 metros de comprimento. Assim, é 20 cm maior que o Up! brasileiro e 17 cm menor que o ID. 2all, hatch elétrico que chegará em breve. O porta-malas tem 305 litros.
Conforme a VW, o motor terá 95 cv de potência e a velocidade máxima será de 130 km/h. A capacidade das baterias não foi revelada, mas a autonomia será de 250 km (WLTP).