Plantão Policial

Voluntários que visitarão hospitais de Cuiabá recebem capacitação

A rede de voluntários de Doutores do Riso e Doadores da Alegria, projeto da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) que visa levar alegria aos pacientes que enfrentam algum tratamento ou procedimento médico nos hospitais de Cuiabá, participaram de uma capacitação para entender o funcionamento de um ambiente hospitalar. O curso foi realizado entre os dias 11 e 14 de novembro e reuniu 80 interessados. O projeto, a princípio, será realizado nos hospitais Estadual Santa Casa e Júlio Muller, em Cuiabá, mas a intenção é que seja ampliado para outras unidades do Estado. 

"A iniciativa pode contribuir para o desenvolvimento dos pacientes durante os tratamentos. Já está cientificamente comprovado que este trabalho de palhaços em hospitais traz benefícios aos pacientes”, explicou o responsável pelo projeto, André D´Lucca. “A primeira-dama me convidou para fazer o trabalho junto a secretária Rosamaria Carvalho, na Setasc.  A intenção é ajudar as pessoas a voltarem a sonhar. Eu já tinha esse projeto para palhaços em hospitais e hoje estou concluindo junto ao governo de Estado”, declarou.

O casal Carlos Frederico Alves de Souza e Danila de Souza já são voluntários em ações sociais parecidas há alguns anos. Em busca do aprimoramento, participaram do curso. “Nós já mensuramos dentro dos hospitais que visitamos como é o dia dessas pessoas quando os palhaços realizam as visitas. Percebemos que, com a presença deles, as reações aos remédios tinham mais efeitos. Então buscamos fazer esse curso para aprimorarmos o nosso conhecimento e levar a alegria para todos”, comentou Danilla.

Durante os quatros dias os voluntários que passaram pelo curso receberam orientações e dicas sobre atuações no formato de palhaços, além de aprenderem com profissionais da área de saúde cuidados sobre a abordagem nos hospitais e esclarecem dúvidas.

A capacitação contou com profissionais experientes que levaram informação pertinente a area médica. A enfermeira Poliana Anelize Weisheimer, que participou da capacitação, levou para os alunos conhecimentos e orientações sobre os cuidados durante as visitas hospitalares. “A intenção foi trazer informações sobre a higienização das mãos, dos objetos que podem levar para o hospital, tipo de material aconselhado, como higienizar depois. Além de aconselhar a não entregar os objetos como brinquedos para as crianças, para evitar contaminação”, explicou.

Outra profissional que fez parte do curso foi a fisioterapeuta, Francielle Fialkoski Molina, que atua na área há nove anos. “Enquanto fisioterapeuta vejo que o curso busca a preparação dos voluntários com intuito de levar esperança e resgatar a autoestima das pessoas que estão hospitalizadas e transformar vidas”, disse. Participaram também da ação o médico nuclear William Guarnieri, que é professor e atua no Hospital Julio Muller, e a professora da UFMT e farmaceutica, Ziliani da Silva Buss.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em