Passar o dia todo sentado em uma postura errada, fazer faxina e carregar uma mochila muito pesada, por exemplo, são hábitos que podem contribuir muito para aquela dor nas costas ao final do dia. Tem gente, inclusive, que não consegue nem abrir o braço ou até mesmo respirar por causa da dor. Mas, como explicaram o neurocirurgião Adriano Scaff e o fisioterapeuta Helder Montenegro no Bem Estar desta quinta-feira (18), há diversas causas para o problema e é preciso identificar a correta antes de indicar o tratamento.
Uma das causas mais comuns de dor são os erros de postura – por isso, uma das dúvidas do médico durante a consulta é exatamente essa, se o paciente tem erros posturais ao longo do dia.Além disso, é importante que o médico saiba também se o paciente é sedentário ou se tem pessoas na família com dores, como explicou o neurocirurgião. Antes de direcionar o tratamento, ele avalia também a dor e verifica, por exemplo, se ela é localizada, se irradia para outras partes do corpo e há quanto tempo existe. A partir disso, ele identifica a melhor maneira de tratar, com remédios, cirurgia ou até mesmo fisioterapia.
Nesse último caso, existe um método chamado de reeducação postural global, o RPG, que busca tratar as desarmonias do corpo humano, como mostrou a reportagem da Ana Brito. A maioria das queixas acontece porque as pessoas têm maus hábitos ao longo da vida e, por isso, acabam desenvolvendo desvios posturais e lesões. O RPG ajuda essas pessoas a se reeducarem e evita que elas sintam as mesmas dores.
Além do RPG, o fisioterapeuta Helder Montenegro ressalta ainda que é importante fortalecer a musculatura que fica ao redor da coluna, como maneira de mantê-la protegida com uma espécie de "cinta". Músculos do quadril e glúteos também devem ser fortalecidos, porque ajudam a sustentar a coluna – para isso, existem alguns exercícios simples que podem ser feitos, como ensinou o especialista.
G1