Opinião

VOCÊ SE FAZ FELIZ?

Ontem durante um atendimento de coaching eu mostrei uma foto a minha cliente e disse o quanto viajar de avião me faz feliz. Ela me olhou surpresa e perguntou: “O que mais te faz feliz?”. Expliquei a ela, cliente de coaching executivo, que um dos exercícios de coaching de vida são os hábitos de energia, iniciar uma lista do que te faz feliz e te energiza, especialmente nesta época do ano quando estamos mais reflexivos, cuidar da energia e das emoções é fundamental. Em uma pesquisa recente constatei que em quase 80% do dia as pessoas oscilam entre irritabilidade, ansiedade e tristeza, e nos outros 20% experimentam alegria, gratidão e paz. Se você parasse para analisar o SEU dia, qual seria a sua proporção? Por isso o planejamento e autogerenciamento se fazem cada vez mais necessários, se não fizermos nada, lá se vai um dia, uma semana, um mês, um ano, e não fiz absolutamente NADA para experimentar a felicidade. A minha lista contém Manoel de Barros, rezar no início do dia, perturbar alguma amiga ou a minha assitente do lar (é um dos meus favoritos), tomar suco de laranja, dormir depois do almoço, comer tudo com banana, abraçar alunos queridos, sair da rota para rever amigos queridos (Samuel, esses amigos são vocês), olhar para o céu, tomar banho de rio etc. No livro A Ciência da Felicidade a autora diz que é muito importante cada pessoa descobrir qual o seu limiar de felicidade, naturalmente você é uma pessoa triste ou alegre? Eu refleti e percebi que se eu não fizer nada passo a maior parte do dia ansiosa e e consequentemente chego ao final do dia muito cansada, por isso o autogerenciamento se faz tão urgente, como diz o professor Rhandy Di Stefano na formação em coaching: “Você pode gostar de sua vida ou não, ela é exatamente do jeito que você criou”. Então que tal iniciar a sua lista de hábitos de energia? Não precisa ser nada elaborado, mas incluir no seu dia ações conscientes que lhe trarão emoções positivas. Ser feliz exige plano de ação…

Iracema Borges

About Author

Iracema Irigaray N. Borges, mãe de três anjos, ama comer tudo com banana, coach pelo ICI-SP, senha em dar cursos na África, Índia, EUA, onde o destino a levar e semanalmente escreve a coluna Coaching no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do