Opinião

Você é protagonista?

Protagonismo é um termo muito utilizado no teatro, cinema e em novelas para se referir ao personagem principal da encenação. Na vida o protagonista é aquele que assume as rédeas da sua vida, assume a responsbilidade pelas escolhas que faz, independente das circunstâncias.

As pessoas que assumem responsabilidade ganham credibilidade pessoal e profissional, são vistas como pessoas de sucesso, autoconfiantes e motivadas. Confiamos mais nos protagonistas pois eles apresentam resultados e não desculpas. Outra vantagem é a liberdade de escolher o próprio destino.

Mas, é facil ser protagonista? Não… não é facil e descrevo alguns obstáculos que percebo nos meus atendimentos.

O primeiro obstáculo é o MEDO. Todos nós temos medos mas precisamos aprender a lidar com eles para que não nos paralise. Quais são os seus principais medos? Os que eu mais vejo são: a) o medo de não dar conta e, por isso, não assumo mais responsabilidades ou desafios; b) o medo da exposição pois quando nos posicionamos não conseguimos agradar todos sempre e c) o medo da liberdade, pois assumir as escolhas com seus prós e contras e conquistar a autonomia exige coragem e resiliência.

O segundo obstáculo é a PREGUIÇA. Isso mesmo, ser protagonista exige trabalho duro pois as pessoas contam mais com os protagonistas e você acaba assumindo mais atividades e atribuições. Garrra, superação, esforço e treino são ingredientes presentes no protagonismo.

Quem reclama, sofre e se vitimiza acaba recebendo atenção e apreço de algumas pessoas. E esse é o terceiro obstáculo pois alguns se acostumam a CHAMAR A ATENÇÃO das pessoas ATRAVES DO seu SOFRIMENTO.

Como posso evoluir, sendo mais protagonista? Segue alguns pontos que podem ajudar:

  • Em primeiro lugar através do AUTOCONHECIMENTO, percebendo mais como você ‘funciona’, quais são os seus principais obstáculos e quais são seus diálogos internos. Algumas pessoas conseguem evoluir através de leituras, pausas e reflexões. Mas perceba se precisar de apoio procure um profissional qualificado. Acredito nos benefícios da psicoterapia e do coaching, mas você deve buscar algo que se identifique.
  • PERCEBA COMO VOCÊ EXPLICA OS EVENTOS DA SUA VIDA. Sua linguagem é de vítima ou de protagonista? A vítima declara que ´eu não estou no comando´ enquanto o protagonista afirma ´eu tomo a decisão´ ou ´eu tenho uma parcela de responsabilidade nos acontecimentos da minha vida´. Veja alguns exemplos na tabela abaixo:
  • APRENDA COM AS ADVERSIDADES. Diante de um erro ou problema ao invés de dizer: “Quem fez isso?”  diga “O que posso fazer para que isso não aconteça mais?”. Perceba se você costuma procurar culpados ou  justificativas quando algo foge do seu controle. Utilize mais “De qual forma poderia contribuir?”, “Qual é a minha parcela de responsabilidade?” e “O que  eu posso aprender com isso?”.

  • Assuma as rédeas da sua vida e PLANEJE O SEU FUTURO tendo clareza sobre ‘o que quer’ e ‘o que não quer’ para a sua vida. Esse é um passo importante para a evolução do protagonismo. Ter consciência dos prós e contras das nossas escolhas também ajuda na tomada de decisões mais acertadas.

Quais são os próximos passos que você precisa tomar para que seu ano seja o melhor possível? Gosto muito da frase de Abraham Lincoln “As pessoas são tão felizes quanto decidem ser”.  Assuma o seu projeto de felicidade!

Gracieli Pizzatto é Coach Membro da ICF – Internacional Coach Federation, Diretora da ICF-MT, Consultora e Diretora da Pizzatto Consultoria.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do