No entanto, após promessas consecutivas de que o VLT ficaria pronto para ser usado durante os jogos da Copa 2014, a três meses da realização do Mundial a obra não dá sinais nem de que vai ser concluída do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, à Ponte Júlio Müller, sobre o Rio Cuiabá, no bairro do Porto.
Mesmo que terminada a parte física, ainda será necessário o período de testes para então ser liberada a operação assistida, que leva pelo menos seis meses até a liberação da operação comercial. A Secopa ainda terá que trazer técnicos estrangeiros para treinar as pessoas que pilotarão o VLT, o que também demandará tempo.
Outro lado – De acordo com o secretário de Fazenda, Vivaldo Lopes, o valor a ser pago no dia 15 de março no total de R$13.358.649,35 é referente aos juros da parcela já liberada, conforme a medição e execução das obras. A parcela referente ao empréstimo só começará a ser paga após o fim do período de carência de no mínimo dois anos.
Já sobre os questionamentos dos pagamentos para o VLT, mesmo estando com os cronogramas atrasados, Vivaldo informou que os valores só são repassados de acordo com a execução e não com o total contratado.