Esportes

VLT de Cuiabá pode estar envolvido em esquema de cartel

 
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, deste domingo (18), o Cade teria encontrado indícios de cartel em outras capitais brasileiras. Além de Cuiabá, o esquema pode ter ocorrido em Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro. 
 
Ainda de acordo com a matéria, o material dessas cidades foi obtido nas operações de busca e apreensão realizadas em julho em dez empresas acusadas pela multinacional alemã Siemens de participação num esquema criado para fraudar concorrências.
 
A empresa espanhola CAF, que está construindo os vagões para o VLT que irão operar em Cuiabá e Várzea Grande, é alvo de investigação pela suposta formação de cartel nos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal. 
 
A reportagem da Folha alega que o Cade recolheu documentos na CAF sobre o projeto do modal de transporte, que é investigado pelo Ministério Público e pela Polícia Federal, por conta de denúncia de pagamento de propina a servidores públicos, entre outras alegações.
 
O Cade afirma que todas as documentações ainda estão sendo analisadas, mas diz que irá punir com rigor caso encontre "indícios de cartel em outras licitações, mercados ou localidades".
 
O Consórcio VLT Cuiabá é composto pelas empresas CAF, CR Almeida, Santa Bárbara Construções, Magna Engenharia e Astesp Engenharia, que venceu licitação para construção do modal com proposta de R$ 1,477 bilhão.
 
 
Outro Lado 
 
A época em que foram veiculadas as primeiras noticias de que a CAF era alvo de investigação, o consórcio VLT-Cuibá alegou que as investigações não se referiam às obras para implantação do modal na Capital e Várzea Grande e por isso não iria se pronunciar. 
 
Neste domingo (18), a reportagem tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa do consórcio VLT Cuiabá, mas as ligações não foram atendidas. 
 
 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos