O secretário Estadual das Cidades (Secid), Eduardo Chiletto, juntamente com equipe técnica da Secretaria Adjunta de Saneamento da secretaria, visitaram as áreas que compreendem a obra de tratamento de água de Chapada dos Guimarães. Nesta quinta-feira (29), três pontos foram vistoriados pelos profissionais.
Conforme levantamento realizado pela pasta, 52,68% da obra já foram executados. Durante o encontro, responsáveis pela construtora informaram ao secretário que parcelas financeiras não foram pagas pela gestão anterior.
Dos itens construídos até o momento, por exemplo, estão 11 quilômetros de adutora para captação de água bruta. Já entre as demandas que ainda precisam ser concluídas estão a estação de tratamento de água (ETA), o setor de captação e também a área intermediária, local em que será realizado o bombeamento da água até a estação de tratamento. O valor total da obra é de R$ 13.961.416,02, porém até o momento foi pago o montante de R$ 6.868.456,70.
No próximo dia 13 de fevereiro, o secretário Chiletto, se reunirá com membros da Construtora Nhambiquaras, responsável pela execução da obra, e também com os projetistas. A intenção é traçar um cronograma físico e financeiro para que as construções sejam finalizadas.
Conforme o secretário, o compromisso anunciado pela construtora é de que, após a retomada dos serviços, as obras sejam finalizadas em seis meses. O projeto da rede de abastecimento em Chapada dos Guimarães prevê a cobertura de 100% da população local, além de suprir a demanda flutuante do município.
O projeto ainda detalha que a estrutura estima atender a população chapadense em até 20 anos. De acordo com estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014, 18.548 pessoas residiam na cidade.
Após visita à obra, Chiletto conversou com o prefeito em exercício de Chapada dos Guimarães, Lisú Koberstain. Em reunião, o gestor falou sobre a distribuição de água da cidade. De acordo com ele, o problema relacionado à rede de abastecimento é antigo e precisa ser melhorado, já que o município conta com uma demanda turística intensa.
“Chapada é uma cidade pacata, porém um local que recebe semanalmente muitas pessoas devido aos atrativos naturais. Ter uma rede de abastecimento de água é prioridade. Este ano os problemas relacionados à água não foram tantos em relação a outros anos. Ter essa obra finalizada será um benefício para nós”, comentou o prefeito.
(Com assessoria)