A Prefeitura de Cuiabá realizou uma visita de vistoria na Casa Barão de Melgaço para deliberar pontos estruturais sobre a cerimônia de reinauguração da espaço no dia 15 de abril, dentro da programação do aniversario de Cuiabá.
A vistoria realizada por meio das secretarias de Cultura Esporte e Turismo e Planejamento começou com um “check list” idealizado pelas dirigentes em todas as dependências, que receberam a reforma dentro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas.
Com a presença das presidentes da Academia Mato-grossense de Letras (AML) Marilia Beatriz Figueiredo Leite e do Instituto Histórico e Geográfico, Elizabeth Madureira Siqueir, o secretario-adjunto, Junior Leite reitera que foi possível, observar todos os pontos reformados, sejam eles internos ou externos, e que estão em conformidade com o contrato.
“É uma alegria participar de um processo tão emblemático e significativo para Cuiabá. A Casa Barão é um local de extrema referência para o Centro Histórico. Por isso, com o resultado da inspeção já conseguimos marcar a data de entrega, que será dentro das comemorações de aniversário da cidade”, ressaltou o adjunto.
A presidente da AML, Marilia Beatriz relatou que a casa volta em um momento de grande produção literária para Mato Grosso, destacando alguns nomes de escritores-imortais da academia que estão com obras recém-lançadas como, Benedito Dorileo, José Carrara, Dona Nilza Queiroz, Cristina Campos, entre outros membros.
“Estou quase no final de minha gestão diante e eu estava muito preocupada em não poder realizar nenhuma atividade dentro dela. Mas estou muito satisfeita com o tratamento humanizado e cidadão dado pelo prefeito [Emanuel Pinheiro]. E pretendo ainda fazer muitas coisas, e a primeira delas será esta cerimonia festiva de reabertura da Casa. Que é o retorno do filho a Casa do pai, e o nosso pai é o Barão de Melgaço”, consagrou a presidente.
Em tempo, a secretaria ainda pontuou que todos os demais patrimônios pertencentes ao “Pac Cidades Histórias”, os contratos e obras, estão sendo revisados.
Além disso, estão sendo realizadas visitas técnicas de prevenção, para que não exista nenhuma surpresa, com relação à execução e para que não haja o atrasos na entrega do patrimônio. A vista aconteceu na tarde desta quinta-feira (23).
Fonte: Assessoria