A medida é válida a partir de 2014, e segundo o decreto do governo estadual, até 2017 todo o Estado terá que se regularizar. A inspeção custará ao bolso dos motoristas o valor de R$ 98.
Automóveis de colecionadores, fabricados antes de 1960 e devidamente registrados, veículos militares, de uso agrícola, de competição, tratores e máquinas de terraplanagem e pavimentação, ou qualquer outra máquina voltadas para obras, e veículos novos, no ano do exercício de seu primeiro licenciamento estão isentos da taxa.
Para simbolizar a vistoria, será colado um adesivo no pára-brisa dos automóveis, comprovando a aprovação do veículo na vistoria ambiental veicular daquele ano de licenciamento. Quando se tratando de motocicletas o sela será fixado em local visível do chassi.
Dentro de 4 anos o plano será instituído nos primeiros municípios da Baixada Cuiabana, abrangendo as cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Poconé, Santo Antônio do Leverger e Nobres.
Já em 2015, Cáceres, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Sorriso também começarão a passar pela Vistoria. Automóveis de Alta Floresta, Barra do Garças, Colíder, Juína, Lucas do Rio Verde e Pontes de Lacerda serão vistoriados a partir de 2016.
Em 2017 a medida será válida para todo o Estado.
Fonte: Gazeta Digital