Um homem de 79 anos foi preso nesta terça-feira (8), no bairro Pirineu, em Várzea Grande, suspeito de praticar violência psicológica contra a esposa, de 53 anos. A prisão foi efetuada por investigadores da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá, após o cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.
As investigações tiveram início em 2023, quando a vítima, então com 51 anos, procurou a polícia relatando episódios recorrentes de violência verbal e ameaças de morte por parte do marido, com quem convivia há sete anos. Em um dos episódios, o idoso, embriagado, proferiu xingamentos e se mostrou agressivo. Temendo pela própria integridade, a mulher chegou a dormir dentro do carro, em um posto de combustível.
Segundo a delegada titular da DEDM, Judá Marcondes, o suspeito diminuía a autoestima da vítima com ofensas diárias, chegou a ameaçá-la de atear fogo no carro e a intimidou fisicamente ao golpear o vidro do veículo com a vítima dentro. “A vítima vivia sob medo constante. Mesmo após deixar a residência, ao retornar, ela era novamente ameaçada”, destacou a delegada.
Na época dos primeiros registros, o homem chegou a ser detido em flagrante, mas as medidas judiciais seguintes foram dificultadas pelo comportamento do investigado, que passou a se esquivar das notificações da Justiça. Com isso, o Judiciário autorizou a prisão preventiva para garantir a aplicação da lei penal.
Com o mandado em mãos, os policiais localizaram e prenderam o idoso em sua residência. O caso segue em tramitação judicial e reforça a atuação da Polícia Civil no combate à violência doméstica, independentemente da idade do agressor, garantindo proteção às vítimas e responsabilização dos autores.