Ele teria sido atingido por dois tiros na cabeça. A morte foi confirmada pelo secretário de estado de Segurança, Alexandre Bustamante, que já determinou o deslocamento de policiais militares até o local do crime e ele próprio também já estaria se dirigindo à fazenda.
Vilceu Marchetti começou a carreira política como prefeito de Primavera do Leste e chegou inclusive a ser presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Depois tomou posse como secretário adjunto de infraestrutura no governo Blairo Maggi (PR). Com a saída do titular da pasta, Luiz Pagot, para assumir o comando do DINIT, em Brasília, Vilceu Marchetti foi nomeado secretário, cargo que deixou logo depois de ter seu nome envolvido no chamado "escândalo dos maquinários".
O empresário foi vítima de um assalto há trinta dias. De acordo com o boletim de ocorrências, três homens armados com revólveres teriam invadido a propriedade, em Leverger, na madrugada do dia primeiro de junho, um domingo, rendido o empresário e sua esposa. O ex-secretário declarou à polícia que os bandidos queriam informações sobre o cofre a qualquer custo. Como não encontraram, levaram uma pequena quantia em dinheiro, eletrônicos e jóias. Na fuga, roubaram uma picape que foi bandonada horas depois na região do Coxipó, em Cuiabá.