E a Assembleia Legislativa tem envidado esforços na busca por melhorias a essa região. Especialmente, no setor cultural. Tanto que aprovou a criação do Congódromo, um espaço especial para a realização da tradicional Festa do Congo. As tradições já ultrapassam fronteiras. Nos orgulha saber que a Dança do Chorado já foi apresentada em Washington, nos Estados Unidos. Também para aquecer a economia local apoiamos o festival de pesca, que reúne milhares de turistas entusiasmados pela pesca esportiva, desfrutando das belezas naturais do município.
São por essas razões que trabalhamos para melhorar ainda mais. Viabilizamos a recuperação das vias urbanas, calçamento e o levantamento de 40 quilômetros de aterro na MT-265, que liga a comunidade Santa Clara de Monte Cristo a Vila Bela da Santíssima Trindade. Agora, defendemos, junto ao Governo do Estado, a ligação asfáltica de 220 km da MT-265, de Porto Esperidião até Ponta do Aterro. A iniciativa vai facilitar o escoamento da produção pecuária e a fiscalização da polícia de fronteira.
Na área educacional realizamos a reforma e ampliação da Escola Estadual Verena Leite de Brito. Agora, com a construção da quadra poliesportiva coberta, alunos e professores contam com um espaço amplo e confortável para praticar esportes e reuniões. Os alunos da Escola Estadual Ricardo Franco também foram contemplados com uma quadra coberta e materiais esportivos. Trabalhamos pela estadualização da Escola Municipal Ponta do Aterro, que está a está 300 km da sede, e pela liberação de recursos à construção do Posto de Saúde da Família para as 120 famílias dessa comunidade.
Já na área da segurança pública trabalhamos pela instalação de um posto policial no Distrito Santa Clara, que está distante a 253 quilômetros de Vila Bela. Mais segurança às duas mil famílias que residem nessa região que faz fronteira com a Bolívia. É de extrema necessidade que haja policiamento ostensivo nessa região. Outra vertente que defendemos se refere ao fortalecimento da agricultura familiar. Por isso, viabilizamos para o município Programa de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário (Prodesa), com três resfriadores de leite, para atender as comunidades rurais. Agora, as três mil famílias das comunidades Distrito Ricardo Franco, Palmarito e Seringal podem ampliar a renda com os equipamentos. E o acesso à energia elétrica já é uma realidade para muitas famílias beneficiadas com o Programa Luz para Todos.
Outro grande avanço consolidado foi o reaparelhamento do Conselho Tutelar com computador e veículo. Ação que facilita atendimento feito pelos conselheiros nas áreas mais distantes da cidade. Também defendemos melhorias à Saúde, com a construção de dois hospitais, sendo um infantil e outro regional. Em que pese o orçamento estadual esteja contingenciado, ainda consolidamos ambulâncias para o município. O Distrito Ponta do Aterro também foi contemplado.
Mais uma vez reafirmamos o compromisso em continuar a luta por dias melhores à população de Vila Bela, uma cidade considerada o paraíso mato-grossense.
Parabéns, Vila Bela da Santíssima Trindade!
*JOSÉ RIVA, presidente da AL/MT