Mix diário

Vietnã diz que deseja comprar mais produtos de alto valor dos Estados Unidos

O ministro do Comércio do Vietnã, Nguyen Hong Dien, afirmou nesta quarta-feira, 7, que deseja que o país compre mais produtos de alto valor dos Estados Unidos, reafirmando o compromisso firmado com Washington para evitar as elevadas tarifas de importação que a administração do presidente Donald Trump ameaça impor ao país.

Segundo um comunicado do governo, o ministro se reuniu com empresários em Hanói e incentivou companhias dos setores de energia, mineração, telecomunicações e aviação a serem “proativas” para ajudar o comércio entre os EUA e o Vietnã a atingir seu “grande potencial”.

Nguyen Hong Dien também se encontrou com o embaixador dos EUA no Vietnã, Marc Knapper, para “promover o processo de negociação em andamento, visando resolver questões econômicas e comerciais bilaterais atuais”, afirma o comunicado.

Em março, o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, recebeu Nguyen Hong Dien em Washington e disse que o Vietnã precisava abrir mais seu mercado, compromisso que o governo em Hanói prometeu cumprir por meio da remoção de tarifas e o aumento das compras de produtos americanos.

O Vietnã está entre os países mais atingidos pelas chamadas “tarifas recíprocas” anunciadas por Trump há pouco mais de um mês. O déficit comercial dos EUA com o país asiático foi de quase US$ 124 bilhões no ano passado, menor apenas que os registrados contra a China e o México.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve