Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra usuários do transporte coletivo de Cuiabá tentando pegar o ônibus da linha 517 B – Santa Laura/Centro, da empresa Expresso Norte Sul e não conseguem, pois, segundo as imagens, o motorista afirma que a rampa para cadeirantes não funciona.
No vídeo, aparecem passageiros tentando embarcar uma cadeirante nos braços, pois a rampa de auxílio para suspensão de cadeira de rodas do veículo não estava funcionando. Aos gritos, os passageiros afirmam que esperaram pelo ônibus mais de uma hora e são ignorados pelo motorista.
Em dois minutos de vídeo, as imagens feitas pelos passageiros mostram o motorista descendo do ônibus com um pedaço de ferro para “bater” em uma mulher que impedia que ele saísse com o veículo. A violência não chega a acontecer, pois o motorista retorna para o veículo e fecha a porta do ônibus na cara dos passageiros.
Nas imagens, as pessoas tentam impedir a saída do veículo se colocando na frente. Por várias vezes o motorista avança com o ônibus e isso parece não fazer os passageiros se intimidarem. Em um determinado momento, o motorista desvia o ônibus e uma pedra é arremessada contra o veículo que segue caminho.
Vários internautas criticaram a postura do motorista e dos próprios passageiros. Alguns pediram para que o vídeo fosse mostrado para o novo prefeito Emanuel Pinheiro. “Leva esse vídeo para o novo prefeito ele vai gostar de ver”, escreveu um internauta. Em outro o motorista foi defendido, “Que culpa o motorista tem? ele é apenas funcionário, gente”. Outros pediram o posicionamento da empresa e da prefeitura.
Visita à empresa de ônibus
Na manhã desta segunda-feira (16) a empresa afirmou que a rampa do ônibus estava funcionando normalmente e o vereador Abílio Brunini visita a cede do ônibus e mostra que a rampa está apta para uso.
O vereador conta que conversou com o motorista da linha, e que ele afirmou que agiu da forma que aparece nas imagens, para defender os passageiros que estavam dentro do coletivo.