Após o afastamento do prefeito Clodoaldo Monteiro (PSDB) da cidade de Acorizal (20 km distante de Cuiabá), o vice Benedito Figueiredo (PSD) tomou posse nesta quinta-feira (12) assumindo por pelo menos 90 dias o cargo. A decisão de afastá-lo foi tomada em votação aberta na Câmara de Vereadores do Município na última quarta-feira (11).
De acordo com os parlamentares, o afastamento foi necessário em razão de uma denúncia que culminou na descoberta de uma série de irregularidades, entre elas: crimes de responsabilidade fiscal, como omissão de informações, atraso de repasses constitucionais (duodécimo), infrações políticas e administrativas, bem como nomeações irregulares, o não envio de balanços das secretarias do Poder Executivo e o não pagamento das contribuições previdenciárias.
A sessão acalorada rendeu 6 votos contra apenas 3 contrários ao pedido de afastamento, vista que Monteiro não poderá executar nenhum documento no período investigativo, lhe restando contudo, 10 dias para apresentar a defesa na Casa de Leis.
Durante a sessão os vereadores fizeram um sorteio e escolheram três membros da Comissão Processante, conforme instrui o regimento interno da Casa. Foram escolhidos, Adão Neponoceno (PSDB), como presidente da Comissão, a vereadora Judiney Siva (PSD) e o vereador Diego Taques (PSD), como relator.
Outro lado
A assessoria de imprensa do prefeito, informou ao Circuito Mato Grosso, que o mesmo já esta preparando sua defesa e acredita que em breve estará retornando para o cargo.