Foto: Lenine Martins/Gcom-MT
Após cinco meses de reparos e quase um ano de interdição, as vias próximas ao viaduto Jamil Boutros Nadaf (Viaduto da Sefaz), em Cuiabá, começaram a ser liberadas nesse sábado (25). O primeiro trecho é na avenida Historiador Rubens de Mendonça, sentido bairro-centro. Dessa forma, os motoristas que estiverem trafegando pela via e desejarem seguir para a região central de Cuiabá não precisarão mais utilizar o desvio pelo Centro Político Administrativo, podendo seguir diretamente pela avenida.
As mudanças foram definidas durante reunião realizada na sexta-feira (24.07) entre as secretarias de Estado das Cidades (Secid), Municipal de Mobilidade Urbana (SMOB) e representantes do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande.
Com prazo para ser liberado no dia 30 de julho, o viaduto da Sefaz passou por obras de reforço nos últimos seis meses. As intervenções foram necessárias devido a problemas encontrados na estrutura do elevado. Na última quarta-feira (22.07), a obra foi alvo de testes, realizados pela empresa LSE Laboratórios de Sistemas Estruturais.
Ainda em relação ao trânsito, na terça-feira (28.07) está programada a desativação dos desvios existentes no Centro Político Administrativo e a instalação de sinais de trânsito para orientar os motoristas na região. As ruas voltarão a funcionar em sentido original.
A liberação do tráfego sobre o viaduto da Sefaz está programada para acontecer no dia 30 de julho. De acordo com o secretário Eduardo Chiletto, titular da Secid, a abertura do elevado terá como base os resultados do teste de carga realizado pela LSE.
Interdição
Pertencente à obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o viaduto Jamil Boutros Nadaf, que custou R$ 7,4 milhões, foi inaugurado em fevereiro de 2014. Contudo, teve o tráfego interrompido em agosto do mesmo ano, após o Consórcio VLT verificar problemas estruturais.
Iniciados no dia 14 de fevereiro deste ano, os reparos realizados no viaduto da Sefaz contaram com reforço na fundação, escavações, concretagem em todos os pilares, além de reparos na parte superior do viaduto, onde está localizada a pista de tráfego de veículos. Também compreenderam os trabalhos, a recomposição do pavimento, guarda-rodas (balizadores de tráfego) e inserção de sinalização adequada. Ao todo, 15 etapas de serviços compreendem o trabalho de reparo.
Com assessoria
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