Política

Viana aciona Taques e secretário no MPF por suposta improbidade administrativa

O deputado Zeca Viana (PDT) fez uma representação contra o governador Pedro Taques (PSDB) e o secretário de Saúde, Luiz Soares, no Ministério Público federal (MPF) por suposto ato de improbidade administrativa. A representação foi protocolada ao procurador-chefe da instituição, Gustavo Nogami.

Em sua representação, Viana argumentou que o Governo, por meio das Secretarias da Casa Civil e da Saúde, não respondeu ao pedido feito por ele referente a informações sobre recursos destinados a hospitais filantrópicos.

Na solicitação, Zeca havia pedido informações sobre o montante financeiro pendente de repasse aos municípios de Cuiabá, Rondonópolis e Sinop. O documento foi encaminhado ao Governo após ser aprovado no plenário da Assembleia Legislativa, em 6 de fevereiro.

Em sua representação contra o governador e o secretário, Viana argumentou que o tucano e Soares descumpriram a Lei de Acesso à informação e, portanto, desta forma cometeram ato de improbidade administrativa.

“O governador e os seus secretários, há 3 anos descumprem a legislação. Eu tenho esse requerimento e vários outros que eles não responderam. E não deveria ser assim, porque o governador é conhecedor da lei, e quando procurador parecia que sempre era defensor dela. Agora, parece que a lei não tem mais valor para ele e seu governo. Onde fica a transparência que deve ter o governador e seus secretários?”, questionou Zeca Viana.

Na representação, o deputado requer do MPF a instauração de Ação Civil Pública, com investigação e processo que pode levar à suspensão dos direitos políticos e inelegibilidade.

Viana citou informações veiculadas na imprensa, segundo as quais, os hospitais filantrópicos são responsáveis por 85% do atendimento da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). Para o deputado, tal fato demonstra a gravidade do caso, principalmente diante do caos instalado no setor.

O deputado acrescentou que “o governo Pedro Taques descumpriu ainda acordo feito com a bancada federal e o Estado de Mato Grosso da destinação de emendas parlamentares no valor de R$ 33 milhões aos hospitais filantrópicos” disse, ao citar dados da mídia compilados pela federação representativa das instituições.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões