Com 220 metros de extensão por nove de altura, em seu ponto mais elevado, o viaduto ferroviário será composto por duas faixas seccionadas de rolamento (fluxo e contra-fluxo) destinadas aos vagões do VLT.
Neste momento, os trabalhos são executados através da colocação dos pórticos de posicionamento para alinhar e nivelar os trilhos. Na próxima semana, será realizada a concretagem ao lado dos trilhos, deixando o local apto para o desenvolvimento dos vagões.
Com mais de 50 profissionais executando a obra, os serviços também avançam na colocação da terra armada da cabeceira do viaduto e na construção de uma rotária para interligação entre as avenidas e acesso ao aeroporto.
Trilhos
Componentes essenciais da via permanente, os trilhos foram fabricados na Espanha e na Polônia. A construção da via é de responsabilidade do consórcio construtor, formado pela CR Almeida e Santa Bárbara.
São dois tipos de trilhos, os grooved, produzidos na Polônia, e os trilhos vignole, fabricados na Espanha. Os vignole totalizam 10 km e já estão sendo instalados no pátio de estacionamento, estendendo-se ao Centro de Manutenção e às linhas de manobras. Já os trilhos grooved serão instalados nos 22 km do trajeto do VLT, demandando a aquisição de cerca de 100 km.
Os primeiros materiais importados referentes à via permanente já estão em Várzea Grande, como as borrachas de envelopamento e os pórticos de posicionamento dos trilhos. Também fazem parte da via permanente as catenárias aéreas, que são os postes de alimentação de energia dos trens e que serão instalados ao longo da via, entre os trilhos.
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