Foto: Reprodução
Quatro vereadores recém-empossados e integrantes da Mesa Diretora da cidade de Torixoréu (560 km ao sul de Cuiabá) foram presos durante a 1ª sessão do ano, realizada neste domingo (1°), por se negarem a empossar a prefeita eleita Inês Coelho (PP).
Por descumprir a decisão judicial presidente da Câmara Municipal reeleito Valdemar de Oliveira Alves (Juca do PV), a vice-presidente Lúcia Rocha (PSDB), o 1º secretário Deon Nunes (PSD) e o 2º secretário Osvaldo do Cotraço (PSDB) acabaram detidos e encaminhados para uma delegacia de polícia para dar explicações ao não cumprimento do ato.
Segundo Valdemar de Oliveira, a prefeita eleita não teria condições de assumir o comando da cidade, por responder processo na Justiça Eleitoral. Isso porque a prefeita entrou na disputa eleitoral substituindo o esposo, o ex-prefeito Odoni Coelho, que foi cassado.
Antes da eleição, o registro de Inês e do adversário Silvio Figueiredo foram impugnados pelo Tribunal Regional Eleitoral.
A ordem judicial foi proferida pelo juiz da Comarca de Barra do Garças, que mandava dar posse a prefeita eleita. O juiz em sua decisão arbitrou ainda multa de R$ 20 mil pelo descumprimento.
Segundo informações da assessoria jurídica de Inês Coelho, o juiz responsável pelo caso já está sendo comunicado do descumprimento dos vereadores, e deve expedir novo documento para então dar a posse à prefeita.
Veja abaixo o momento da prisão dos vereadores.
Com Agora MT