Vereadores de Cuiabá apresentaram um requerimento para investigar as reportagens veiculadas no Programa do Pop, apresentado pelo ex-vereador por Cuiabá Everton Pop. Segundo os parlamentares, o ex-colega ainda estaria ressentido por não ter sido reeleito e, por isso, atormenta a câmara municipal com denuncismos. Eles acusam a emissora de querer denegrir a casa e ter interesses políticos.
A proposta de investigação partiu do vereador Luis Cláudio Sodré (PP) e teve como apoiador o vereador Toninho de Souza (PSD), que também é jornalista. Ele classificou a série de reportagens de “jornalismo sem ética” e fez duras críticas ao programa, que estaria perseguindo pré-candidatos.
“Eu vou assinar junto com o vereador Luis Cláudio o requerimento 005/2018, que trata do pedido de investigação dessa onda de denuncismo que um determinado veículo de comunicação está fazendo a Câmara Municipal de Cuiabá, com certeza a mando de alguém, com objetivo de denegrir esta casa”, manifestou na tribuna.
O parlamentar destacou as pesquisas de intenção de voto das eleições e afirmou que o apresentador Everton Pop estaria ressentido por não ter sido reeleito. “Dor de cotovelo, ciúme de homem, é a pior coisa que existe. Consequência de urna, eu não sou culpado. Se a população rejeitou, eu não sou culpado”, criticou o vereador.
Em sua crítica, Toninho de Souza ainda destacou que as reportagens produzidas no programa do ex-parlamentar não podem ser consideradas jornalismo, já que teriam o cunho exclusivo de atacar e denegrir a imagem dos vereadores. Ele disse se sentir enojado com a situação.
“A câmara, apesar de viver criticada, está na boca do povo, tem espaço no coração do povo, e isso incomoda muita gente. Vira um foco para esse parlamento. E ai vem as fake news, fazem uma onda, um bla bla bla. Isso nós não podemos chamar de jornalismo. Isso não é jornalismo. O que fizeram com alguns vereadores aqui é de dar nojo”, comentou.
Na tribuna, o vereador Luis Cláudio agradeceu o apoio de Toninho e pediu que mais parlamentares assinem o requerimento de investigação para fazer “um limpa” na câmara municipal. “Vamos fazer um limpa nesta casa em relação a esse programa decadente e deprimente de televisão”, criticou.
De acordo com Toninho, o programa de televisão de Everton Pop deverá ser acionado judicialmente.
Denúncias
No Programa do Pop, uma série de matérias denunciosas envolvendo parlamentares são apresentadas. Em alguns programas, os vereadores são surpreendidos pela equipe de reportagem, que os abordam na entrada da Câmara, nos gabinetes e até em suas casas.
O próprio vereador Toninho de Souza já foi abordado pela equipe. Na ocasião, ele perdeu o controle e perguntou ao repórter “você é burro ou não conseguiu compreender?”, quando questionado sobre projetos apresentados no parlamento.
Recentemente, os vereadores Marcelo Bussiki e Diego Guimarães foram acusados pela reportagem de abrigar um funcionário fantasma.