Por Felipe Leonel
Três vereadores de Sinop (a 481 km de Cuiabá) protocolaram, nesta segunda-feira (19), um requerimento que pede o afastamento do prefeito Juarez Alves da Costa (PMDB). O pedido vem logo após o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumprir mandados de busca e apreensão na casa do prefeito.
Os vereadores que assinam o requerimento, Júlio Dias (Dem), Wollgran Araújo (Dem) e Fernando Assunção (PSDB), pedem “bom senso” ao prefeito, já que o requerimento não tem como base de fundamento o artigo 20 da lei 8.429/92, que diz que a perda da função pública e de direitos políticos se efetiva apenas com o trânsito em julgado de sentença condenatória.
Ainda no requerimento, os vereadores dizem que o caminho a ser seguido seria a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), no entanto, os fatos já estão sendo apurados pelo Gaeco e Ministério Público de Sinop, que possuem vasto conhecimento e condições de apurar o caso.
Para os parlamentares, o afastamento é necessário para dar mais transparência às apurações dos fatos que levaram o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), através do Gaeco, realizar busca e apreensão na casa do prefeito. Além de denúncia veiculada em diversos jornais, de que a concessionária de água do município “Águas de Sinop” estaria pagando gastos do gestor e a abertura de mais de 150 procedimentos de investigação contra o prefeito pelo Ministério Público.