Política

Vereadores pedem afastamento do prefeito de Sinop

Por Felipe Leonel

Três vereadores de Sinop (a 481 km de Cuiabá) protocolaram, nesta segunda-feira (19), um requerimento que pede o afastamento do prefeito Juarez Alves da Costa (PMDB). O pedido vem logo após o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumprir mandados de busca e apreensão na casa do prefeito.

Os vereadores que assinam o requerimento, Júlio Dias (Dem), Wollgran Araújo (Dem) e Fernando Assunção (PSDB), pedem “bom senso” ao prefeito, já que o requerimento não tem como base de fundamento o artigo 20 da lei 8.429/92, que diz que a perda da função pública e de direitos políticos se efetiva apenas com o trânsito em julgado de sentença condenatória.

Ainda no requerimento, os vereadores dizem que o caminho a ser seguido seria a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), no entanto, os fatos já estão sendo apurados pelo Gaeco e Ministério Público de Sinop, que possuem vasto conhecimento e condições de apurar o caso.

Para os parlamentares, o afastamento é necessário para dar mais transparência às apurações dos fatos que levaram o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), através do Gaeco, realizar busca e apreensão na casa do prefeito.  Além de denúncia veiculada em diversos jornais, de que a concessionária de água do município “Águas de Sinop” estaria pagando gastos do gestor e a abertura de mais de 150 procedimentos de investigação contra o prefeito pelo Ministério Público.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões