Os vereadores Abílio Brunini (PSC) e Sargento Joelson (PSC), de Cuiabá, tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na manhã desta segunda-feira (2). A decisão foi proferida pelo juiz Gonçalo Antunes de Barros Neto, da 55º zona eleitoral.
Na decisão o magistrado alega que houve abuso de poder e fraude no preenchimento do percentual mínimo obrigatório por gênero por parte do Partido Social Cristão (PSC). “Portanto, não há outro caminho que não seja reconhecer a existência de fraude cometida pelos representados, consistente na apresentação de candidatura fictícia”, relata.
Segundo uma das testemunhas, que é atendente de uma farmácia, ela se candidatou através de um contato de Valdinei Iori. Ainda ela conta que se filiou ao partido no começo de 2016 e em Agosto, faltando dois dias para o fim do prazo de registro de candidatura.
“Faltando dois dias para o fim do prazo de registro de candidatura, foi procurada por Iori, que precisava de mulheres para fechar a cota, porque já tinham muitos candidatos homens. Que para convencê-la a se candidatar ele afirmou que o partido forneceria estrutura financeira e material à sua campanha”, disse em depoimento.
Além da cassação dos vereadores eleitos, todos os suplentes vinculados do partido serão cassados e os votos serão anulados.
Abílio Brunini foi eleito com 2.623 , já o Sargento Joelson foi eleito com 2,616 votos.
Outro lado
O Circuito Mato Grosso tentou entrar em contato com o vereador Abílio, porém ele não atendeu nossas ligações. Não conseguimos contato com a assessoria do vereador.
O vereador Sargento Joelson, disse ao Circuito Mato Grosso que irá recorrer da decisão e que a campanha que fez é limpa. "Irei recorrer, a campanha foi limpa. Estou em Brasília, amanhã já estarei em Cuiabá cuidando do assunto", disse o vereador.