Cidades

Vereador quer que igrejas e templos sejam considerados atividades essenciais

O presidente da Câmara de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho (MDB), apresentou um anteprojeto ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) que torna igrejas e os templos religiosos como atividades essenciais, em Cuiabá. O pedido foi feito após uma série de reuniões com pastores, membros de igrejas evangélicas, sacerdotes e representantes de outras religiões.
 
Segundo a proposta, fica vedada a determinação de fechamento total desses locais. O presidente comenta que as igrejas estão seguindo as recomendações de biossegurança e têm um papel essencial neste período de pandemia do coronavírus.
 
“Diante das diversas manifestações e desejos de pastores e fiéis que estiveram na presidência da Câmara pedindo que as igrejas possam ficar abertas neste momento, resolvi fazer essa proposta ao prefeito. Vale lembrar que neste período, a fé exerce papel importante para equilíbrio psicoemocional da população. Os templos ainda têm um papel de confortar e dar esperança aos fiéis, além de dar um aconselhamento individual, oração, doação de alimentos, cultos, missas e outras atividades que contribuem com o fortalecimento da fé e equilíbrio emocional das pessoas”, disse o presidente.  
 
O pastor da Igreja Batista da Paz, Jairo Ishikawa, foi um dos pastores que esteve no gabinete do presidente Juca do Guaraná solicitando esse pedido. O líder religioso garantiu que dentro dos templos todas as medidas e recomendações de biossegurança estão sendo obedecidas. 
 
“As igrejas estão seguindo as recomendações com bastante rigor e bastante zelo, não só dentro da igreja, que a gente diminuiu praticamente 50% dos bancos, com distanciamento entre as pessoas, uso de álcool gel, sanitização e medição de temperatura na porta da igreja, estamos cumprindo o papel com bastante zelo, mas não só o papel de cuidar ali, mas de informar também, que é muito importante", frisou.
 
Cenário da Covid-19
Nesta segunda-feira (22) o Estado de Mato Grosso bateu recorde no número de mortes ocasionadas pelo novo coronavírus. Foram 125 mortes em 24 horas. 
 
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) o total de pessoas que perderam suas vidas é de 6.938 e o de contaminados passou para 289.286, desde o início da pandemia.
 
Tanto o sistema de saúde público quanto o privado estão sofrendo com a falta de leitos, medicamentos, insumos e até mesmo profissionais da saúde.
 
Em Cuiabá, todas as unidades das políclinicas, nos bairros Verdão, Coxipó, Pedra 90 e Planalto, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pascoal Ramos, não esão mais internando pacientes e seguem priorizando apenas casos de urgência e emergência, visto que atingiram a capacidade máxima de lotação. Já a UPA da Morada do Ouro abriu novas vagas, mas pode lotar a qualquer momento.

A capital tem 155 leitos exclusivos de UTI Covid, distribuídos entre Hospital Referência (95 vagas – sendo 80 para adultos e 15 pediátricas) e outras 60 no São Benedito.  

O município tem mais 109 leitos de enfermaria exclusivas para pacientes com covid-19, sendo 18 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão, 25 leitos na Policlínica do Verdão, 26 na UPA Sul, que fica no bairro Pascoal Ramos. O Hospital Municipal São Benedito, passa a contar também com 40 leitos de enfermaria para casos de covid-19, assim como o antigo Pronto Socorro, que possui mais 96 leitos de enfermaria.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.