Durante sessão ordinária desta quinta-feira (23) o vereador Luiz Fernando (Republicanos) insinuou que existem parlamentares na Câmara Municipal de Cuiabá que têm “rabo preso” com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e por isso continuam o defendendo. A fala incomodou os vereadores Renivaldo Nascimento (PSDB), Wilson Kero-Kero (Podemos) e Paulo Henrique (PV) que pediram que ele cite os nomes ao invés de gerar dúvidas na população.
Dr. Luiz Fernando iniciou sua fala comemorando a decisão do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) sobre a auditoria na saúde da capital. Em seguida ele criticou colegas parlamentares que defendem a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro.
“Claro que respeito, somos 25 parlamentares dentro desta Casa e cada um tem seus conflitos de interesse, suas bandeiras, […] mas eu admiro a coragem de alguns que sobem na tribuna, que falam a todo momento em defesa do prefeito Emanuel, é uma gestão que não dá, está mais que claro os indícios de corrupção, […] ás vezes eu chego a pensar, de verdade, que existem parlamentares dentro desta Casa que tem muito rabo preso com o prefeito […] acredito que tem pares nesta Casa que têm medo de estar sendo filmado pelo prefeito Emanue, assim como ele foi”.
O vereador continuou dizendo que recebeu notícia dos bastidores de que a diretoria do Hospital São benedito e a do Hospital Municipal de Cuiabá tem comunicado “os cabeças que no vai acontecer nada com o prefeito eEmanuel, que hoje essa sessão do Tribunal de Justiça já esta acertada”.
Em resposta o vereador Revinaldo Nascimento cobrou que seu colega fale os nomes dos parlamentares a quem ele se refere.
“Gostaria que o nobre vereador, que dê nome aos bois, não seja irresponsável com esta Casa, com seus pares, […] eu não defendo o prefeito, defendo a gestão publica, então quero deixar bem claro aqui vereador. Que o senhor dê nome aos bois, não coloque aqui nenhuma dúvida a esta Casa”.
O vereador Paulo Henrique endossou a fala de Renivaldo, para que Luiz Fernando identifique sobre quem estava falando, para que não prejudique a imagem da Casa de Leis perante à sociedade.
“Aqui não tem vereador nenhum, dos 25, que é contra o povo, […] no discurso dele fala ‘há 4 anos a saúde não funciona’, por dois anos ele foi presidente da Comissão de Saúde, tinha indicação nas policlínicas, e aí eu só quero pedir respeito, não jogue nenhum vereador contra a população […] tá na hora de dar nomes, aí fica para a sociedade que os demais vereadores são contra o povo, sendo que todo mundo está vendo que a saúde realmente precisa”, defendeu.
Luiz Fernando voltou a falar, lembrando que não mencionou o nome de ninguém, e se defendeu dizendo que nunca apoiou o prefeito Emanuel Pinheiro e atuou na Comissão de Saúde na esperança de que a gestão fosse humanizada.
“Nunca apoiei o prefeito Emanuel, fiz parte da gestão sim, acreditando que pudesse ter a hombridade de fazer uma gestão realmente humanizada, […] o meu posicionamento, nunca fiz nenhum tipo de tratativas com o prefeito Emanuel, agora se alguém tem medo de ser exposto, como ele já foi, colocando dinheiro no paletó, aí cada um é responsável pelos seus atos nesta casa”.
Renivaldo se defendeu afirmando que não tem “rabo preso” com o prefeito, que não possui apadrinhados ou parentes com cargos na administração municipal, e disse que não quer entrar em combate com outro parlamentar, mas exige respeito.
“Que dê nome aos bois, quem tem rabo preso com o prefeito? Eu não tenho e defendo esta gestão, […] não tenho parente empregado em Prefeitura, empresa ligada à Prefeitura, nada […] não quero partir para digladiar com ninguém aqui, agora eu não vou aceitar pairar dúvidas aqui do caráter e da condução publica minha ou de quem quer q seja, eu enquanto parlamentar, enquanto homem, se tiver qualquer um aqui, eu dou nomes”.
O último a falar sobre isso foi o vereador Wilson Kero-Kero, atual presidente da Comissão de Saúde da Câmara, dizendo que todos têm liberdade de falar o que quiserem, mas não devem mentir.
“Respeito o trabalho de cada um, na oposição, na independência, mas respeitem o meu trabalho, […] se tem vereador que está envolvido em algum esquema e vossa excelência sabe, dê o nome, tranquilo, para isso existe a Comissão de Ética, aqui todo mundo tem imunidade sim, mas pra falar a verdade, […] dizer que aqui é livre, fala o que quer, vai ouvir o que não quer, com ilação e com mentira não, jogar todo mundo na vala comum, não vou aceitar também”.