DESTAQUE 4 Política

Vereador eleito em Água Boa tem mandato cassado por condenação criminal

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) cassou, nesta terça-feira (15), o mandato do vereador eleito Sebastião Sérgio dos Reis de Paula (PP), do município de Água Boa, a 730 km de Cuiabá. A decisão tem efeito imediato e ocorreu após a Justiça Eleitoral reconhecer sua inelegibilidade devido a uma condenação criminal em segunda instância.

O parlamentar foi condenado por associação criminosa e comércio ilegal de armas de fogo, com pena superior a 11 anos de reclusão em regime inicialmente fechado. A confirmação da sentença ocorreu no dia 30 de outubro de 2024, ou seja, após as eleições, mas ainda dentro do prazo legal para que a inelegibilidade fosse reconhecida.

Segundo o promotor de Justiça Luis Alexandre Lima Lentisco, o caso se enquadra na Lei Complementar nº 64/90, que impede a diplomação e o exercício do cargo público em situações como essa. Apesar do registro de candidatura ter sido inicialmente deferido, a confirmação da sentença em segunda instância tornou o mandato insustentável.

Sérgio dos Reis chegou a ser diplomado e tomou posse, mas com a decisão do TRE-MT, perde imediatamente o cargo, abrindo espaço para nova deliberação sobre sua vaga na Câmara Municipal de Água Boa. O Ministério Público Eleitoral atuou no caso para garantir o cumprimento da legislação de inelegibilidades.

Lucas Bellinello

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões