Mix diário

Vento em SP passa de 100 km/h, atrasa voos e leva destruição ao litoral

Ventos fortes foram registrados nesta segunda-feira, 28, em algumas áreas do Estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e o litoral. A velocidade mais alta da ventania, ultrapassando 100 km/h, foi reportada em Itapeva, no interior paulista. Em Iguape, no litoral, os ventos atingiram 93 km/h e a ventania atingiu parte da estrutura da Festa de Agosto, evento tradicional na cidade, derrubando tendas de expositores.

Na cidade de São Paulo, no Mirante de Santana, zona norte, a velocidade chegou a 60,12 km/h. E em Interlagos, na zona sul, a 55,44 km/h. A capital amanheceu com céu encoberto e chuva fraca em pontos isolados, além da ventania.

A ventania ainda provocou quedas de árvores e galhos sobre fios elétricos, danificando trechos da rede de distribuição de energia em diversos pontos do Município. Os bairros mais afetados foram Cidade Dutra, Guaianases, Grajaú, Jardim São Luís e Jabaquara. De acordo com balanço divulgado às 20h27 pela Enel, 112.097 imóveis estavam sem luz na Grande São Paulo.

No Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, os ventos chegaram a 64,8 km/h. Ao todo, 9 voos com destino a Guarulhos foram desviados e houve cinco cancelamentos.

No litoral, as velocidades foram superiores e causaram prejuízos. Os ventos chegaram a 75 km/hora na Baixada Santista e a 85 km/hora no litoral norte. A Defesa Civil emitiu alerta para ressaca no mar, com possibilidade de ondas de 3 metros de altura.

Na Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, litoral norte, mesas e cadeiras de quiosques foram levadas ao mar pela força do vento. Em Ubatuba, a Santa Casa teve parte do telhado danificado pelos fortes ventos. A fiação também foi afetada, provocando interrupção no fornecimento de energia.

Alerta

A frente fria deve se afastar do Estado hoje, dando lugar a uma massa de ar polar com acentuado declínio das temperaturas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disparou alerta amarelo de perigo à saúde em razão de declínio de temperaturas em cidades de pelo menos nove Estados, incluindo São Paulo.

O aviso leva em consideração a possibilidade de queda de até 5°C nos termômetros, sendo válido até hoje, embora em alguns locais, como a cidade de São Paulo, a previsão é de frio mais intenso ao menos até a próxima quinta-feira

Ciclone no Sul

No Sul do Brasil, a frente fria associada a um ciclone extratropical mantém o tempo instável nos três Estados da região (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), de acordo com a empresa Climatempo. “A condição será de muita nebulosidade e chuva na forma de pancadas, com intensidade moderada. Destaque para o leste gaúcho e o sudeste catarinense”, alertou ontem.

A segunda-feira também foi marcada por rajadas de vento que variaram entre 51 km/h e 70 km/h no centro-leste gaúcho e alcançaram de 71 km/h a 90 km/h no leste do Estado, em Santa Catarina e no Paraná.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve