Apesar da lei determinar que só empresas credenciadas pelo Detran podem comercializar placas de automóveis, vendedores ilegais foram flagrados atuando tranquilamente em frente à sede do do órgão, em Salvador.
Ao ser questionado sobre se a placa ilegal não traria problemas para o dono do carro junto ao Detran, um vendedor nega. "Não dá problema nenhum, as placas vêm de lá para cá", diz o homem.
Segundo Lázaro Paraíso, funcionário da Comissão de Placas do Detran, a placa tem que ser comprada dentro do Detran. "Se ela for comprada fora, é irregular”, afirma.
O comércio ilegal também ocorre dentro do estacionamento do Detran, ao lado de onde a vistoria e o emplacamento são feitos. Os vendedores ilegais chegaram a fazer um buraco no alambrado do Detran, para entrar e sair com mais facilidade da área onde as vistorias dos carros são feitas.
Lázaro Paraíso garante as providências para coibir a prática estão sendo tomadas. “O Detran, juntamente com as associações de placas, estão tomando as devidas providências para saber como é que eles pegam tanto a tarjeta, como o lacre", diz. "Se alguma empresa estiver envolvida de forma irregular, tem que ser penalizada, acrescenta Lázaro.
O Detran informou que está investigando a denúncia de comércio irregular de placas e que vai tomar providências para impedir que o problema continue.
Fonte: G1